Campos do Jordão: antigas casas de operários da ferrovia são transformadas em centro cultural
Design do Lajeado oferece cursos para jovens da cidade e busca resgatar a história da antiga Parada Gavião Gonzaga, a vila ferroviária mais alta do Brasil
Inaugurado em novembro de 2023, o Design do Lajeado, em Campos do Jordão, é um centro cultural que une exposições com aulas de artesanato gratuitas para os jovens da cidade. O espaço surgiu da restauração da Parada Gavião Gonzaga, a vila ferroviária mais alta do Brasil, na Serra da Mantiqueira, que estava abandonada.
A revitalização transformou as antigas casas dos operários na nova sede das Oficinas do Gavião Gonzaga, onde jovens de 14 a 17 anos, filhos dos funcionários das empresas do Alto do Lajeado e que residem na cidade, aprendem panificação e técnicas de artesanato, como design em madeira, tear, bordado e cerâmica. Desde setembro, as aulas são dadas para turmas de até 20 pessoas.
Já as antigas residências dos chefes ferroviários abrigam o Centro de Exposições Design do Lajeado, que apresenta mostras de artistas locais e vende artesanatos feitos nas oficinas.
Resgate da história
O projeto tem como objetivo recuperar a história da ferrovia e as casas e criar um espaço de aprendizado que une conhecimento técnico e manifestação artística.
Na Casa Design do Lajeado, os visitantes podem apreciar a história da ferrovia por meio de exposições de fotos de época, tecidos de tear, peças de cerâmica decorativas e utilitárias, bowls de madeira, colheres, móveis personalizados, bordados, amigurumi, velas decorativas, quadros de arte botânica, objetos em papel machê e cosméticos naturais. Os funcionários contam a história local e guiam os visitantes pela casa.
Serviço
Design do Lajeado
Quando? Às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos, das 10h às 17h.
Quanto? Entrada gratuita.
Onde? Estrada Municipal Aurora Nogueira Barros Vasconcellos, 30 – Alto Lajeado, Campos do Jordão.
Leia tudo sobre Campos do Jordão