Continua após publicidade

Beleza urbana: como aproveitar as ruas bonitas de Porto Alegre

Conheça espaços urbanos emblemáticos e que embelezam a vida dos moradores da capital gaúcha

Por Abril Branded Content
8 dez 2017, 12h49
Túnel de árvores verdes inspira escritores e moradores (Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho/Divulgação)
Continua após publicidade

Sempre que vai dar aula sobre perspectiva, o artista plástico Hô Monteiro pede para que os alunos se acomodem na calçada em frente ao Atelier Porto 7, na Travessa dos Venezianos. “Com certeza, o cenário nos serve de inspiração”, conta Hô, que trabalha há cinco anos numa das casas dessa ruela, considerada uma das mais charmosas de Porto Alegre.

Como a capital gaúcha está cheia de belezas que podem passar despercebidas por quem anda pelas ruas, é missão do #hellocidades e da Motorola falar sobre esses locais e convidar toda a população a viver novas experiências na cidade.

A Travessa dos Venezianos abriga um conjunto de 17 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico do município. São construções do início do século XX, com pé-direito alto e janelas e portas que se abrem diretamente para a calçada. A travessa liga as ruas Joaquim Nabuco e Lopo Gonçalves, no coração da Cidade Baixa, o bairro boêmio da capital gaúcha.

Mesmo assim, trata-se de uma via de pouco movimento, ainda com calçamento de pedras. “Hoje em dia, as pessoas estão sempre correndo. Aqui é uma tranquilidade”, garante Hô Monteiro. O artista destaca que a Travessa dos Venezianos tem uma tradição de atrair ateliês e galerias de arte. Uma das casas do lugar, por exemplo, foi escolhida para sediar a Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. Na opinião de Hô, os artistas ajudam na preservação da travessa e na interação com a cidade, pois abrem as portas das casas para mostrar as produções ao público.

Espaço acolhedor e de troca de experiências

Preservação e interação também são palavras de ordem no Vila Flores, outro conjunto arquitetônico emblemático em Porto Alegre. São três edificações e um pátio, construídos entre 1925 e 1928, entre a rua São Carlos e a Hoffmann, no Bairro Floresta. Revitalizado a partir de 2012, o conjunto agora é “um espaço acolhedor e de troca de experiências”, como costuma defini-lo Aline Bueno, gestora de projetos da Associação Cultural Vila Flores, entidade que participa da administração do local.

Continua após a publicidade

Funcionando no regime de economia colaborativa, o espaço recebe atividades culturais, desenvolve projetos voltados à educação e congrega empreendedores criativos, como Bruno Bentes, sócio da Humanus. A marca de vestuário vai na contramão da moda tradicional e segue o conceito de slow fashion.

“Entendemos o produto de moda como um mediador cultural, uma alternativa para expressar ideias, possibilitar reflexões e dialogar, transformando e reinventando nossas experiências cotidianas”, diz Bruno. Para ele, a empresa estar situada no Vila Flores contribui para esses objetivos.

Túnel verde

Uma outra maneira de reinventar a experiência cotidiana em Porto Alegre é fazer um passeio pela rua Gonçalo de Carvalho. A própria rua, de certa maneira, foi reinventada alguns anos atrás, quando um professor português lhe atribuiu pela internet a alcunha de “a rua mais bonita do mundo”. O título informal veio graças às árvores antigas e frondosas que formam um túnel ao longo de toda a extensão da via. Desde então, o lugar ganhou fama e virou ponto turístico obrigatório para os que visitam Porto Alegre. Mas quem vive na cidade aproveita muito mais.

Continua após a publicidade

O escritor Luís Roberto Amabile, que se divide entre São Paulo e a capital gaúcha, relembra que já levou vários amigos e parentes para conhecer a Gonçalo de Carvalho: “É inevitável, eles sempre querem ver a tal ‘rua mais bonita do mundo’”. Nessas ocasiões, Amabile, que também é professor de escrita criativa, conta que já considerou escrever um texto de ficção que se passe ali. “Estou sempre à cata de histórias e cenários para elas e ainda vou usar esse impressionante túnel verde”, diz Amabile, que gosta especialmente de observar o sol de outono “escorrendo” por entre as folhas das copas das árvores.

E a sua rua favorita da cidade, qual é? Tire uma foto para mostrar que não falta beleza em Porto Alegre e coloque nas redes sociais com a hashtag #hellocidades. Reconecte-se com o lugar em que você vive em hellomoto.com.br.

Publicidade