Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

5 razões para conhecer Natal durante a celebração da Festa da Padroeira

Dia de Nossa Senhora da Apresentação, comemorado em 21 de novembro, é marcado por procissões e muita devoção ao longo de dez dias

Por Da Redação
11 nov 2025, 18h00
Praia de Ponta Negra, Morro do Careca, Natal, Rio Grande do Norte
Praia de Ponta Negra vista de cima do Morro do Careca (Arteiras Comunicação/Divulgação)
Continua após publicidade

Procissões, passeios de barco, terços caminhantes… e muita fé. Em novembro, os moradores de Natal renovam sua devoção à Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital do Rio Grande do Norte. Dia 21 de novembro – data dedicada à santa e feriado municipal –, é o ponto culminante de uma grandiosa festa que começa dez dias antes, ou seja, no dia 11 de novembro. O período é perfeito para os visitantes que gostam de explorar um destino de forma original, mergulhando nas tradições locais e fugindo dos habituais pontos turísticos.

Esse ano, o município festejará a 272ª edição do evento, que terá como tema “Mãe da Apresentação: Rainha da paz, do amor e do perdão”. As atividades serão realizadas na Catedral Metropolitana de Natal e na Igreja Matriz da Apresentação, com missas, novenário, procissões, feirinha e eventos culturais. Entre os destaques estão a 4ª Corrida da Padroeira (5 km) e o Angelus Potengi, passeio de barco que refaz o trajeto da descoberta da imagem da santa. Os festejos reúnem milhares de fiéis e turistas e marcam o início do período natalino da cidade.

De acordo com a Arquidiocese de Natal, a tradição oral a respeito da celebração a Nossa Senhora da Apresentação começou na manhã de 21 de novembro de 1753, quando pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi um caixote com a imagem da mãe de Jesus com um menino no colo. Avisado sobre a descoberta, o vigário da paróquia conduziu o objeto para a Matriz, reconhecendo que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Porém, como 21 de novembro é o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram o nome de Nossa Senhora da Apresentação à imagem.

Veja, a seguir, cinco lugares ou motivos imperdíveis para visitar Natal durante a Festa de Nossa Senhora da Apresentação:

A igreja foi cenário de momentos marcantes da história religiosa do estado
A Matriz de Nossa Senhora da Apresentação foi cenário de momentos marcantes da história religiosa do estado (Marcos Elias de Oliveira Júnior/Wikimedia Commons)

1. Matriz de Nossa Senhora da Apresentação

A igreja em estilo barroco localizada na Praça André de Albuquerque é mais conhecida como Catedral Antiga ou Sé Antiga. Trata-se da primeira construída no estado do Rio Grande do Norte, em 1599. Foi erguida em forma de pequena capela para a missão de fundação de Natal.

Continua após a publicidade

2. Catedral de Nossa Senhora da Apresentação

É famosa por ter um estilo de construção com linhas ascendentes na forma trapezoidal bastante peculiar. Além disso, no subsolo, debaixo do altar principal, encontra-se a Cripta da Catedral, inaugurada pelo Papa João Paulo II, em 13 de outubro de 1991.

3. Missas e novenas

Ao longo de 10 dias de evento em homenagem à padroeira de Natal, serão realizadas missas e novenas em diferentes horários, pela manhã, à tarde e à noite, tanto na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação quanto na Catedral. À noite, a partir das 20h30, depois de participar de uma delas, a sugestão é explorar os arredores e saborear os quitutes vendidos nas quermesses.

4. Passeio de barco e Santo Terço Caminhante

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro, a dica é participar do Angelus Potengi, às 15h. Trata-se de um passeio de barco pelas águas do Rio Potengi, que revive o itinerário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Apresentação. No dia 20 de novembro, às 6h, não perca o Santo Terço Caminhante, procissão pelas ruas de Natal que sai da Igreja do Rosário dos Pretos e segue até a Antiga Catedral, onde será realizada a Santa Missa, com a presidência do arcebispo Dom João Santos Cardoso.

Natal revela um lado histórico vibrante, pronto para ser explorado com calma e curiosidade
Vista aérea que pega tb o encontro do mar com o Rio PotengiVista área de Natal mostra encontro do mar com o Rio Potengi (Arteiras Comunicação/Divulgação)
Continua após a publicidade

5. Dia 21 de novembro, o ponto alto

O ponto alto da celebração pelo Dia de Nossa Senhora da Apresentação é o último. O evento começa com a Salva da Meia-noite e o início da Vigília da Apresentação na Matriz. Às 3h30, sai a procissão fluvial (a partir do Iate Club pelo Rio Potengi). Na sequência, às 5h, começa a Santa Missa festiva da alvorada, na Pedra do Rosário, seguida de outras missas. O encerramento é às 18h, com a Santa Missa de encerramento e show pirotécnico.

Onde ficar

Ao finalizar os passeios, uma sugestão é descansar no hotel à beira-mar Vogal Luxury Beach Hotel & Spa, que fica na Praia de Ponta Negra, com spa L’Occitane, cinco piscinas e serviço de praia. Há dois restaurantes, o Le Château, de gastronomia francesa e ambiente mais intimista, e o Terraço, de cozinha contemporânea.

Leia tudo sobre Natal

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade