Imagem Blog Vou Estudar Fora Por Blog Raquel Marçal ama viajar e aprender línguas e acha melhor ainda quando pode combinar os dois. Acredita que intercâmbio não tem idade e pretende continuar fazendo até os 80 anos
Continua após publicidade

Inscrições abertas para graduação e pós na França

Por Julia Latorre
Atualizado em 27 fev 2017, 15h31 - Publicado em 2 dez 2014, 18h19

Na semana passada, pela terceira vez consecutiva, Paris foi eleita a melhor cidade do mundo para estudar. Quem já visitou a capital francesa sabe que essa (de longe) não é a cidade mais barata do mundo. O que manteve a cidade no topo da lista foram fatores como a acessibilidade, comunidade estudantil e o estilo de vida local.

Notícia boa

Olha só…O governo francês oferece quase 200 programas de bolsas de estudos subsidiados. Os estudantes estrangeiros (nós, brasileiros) têm os mesmos benefícios que um estudante francês. Em alguns casos, custos com moradia e alimentação são arcados.

Notícia melhor ainda

As inscrições estão abertas! As candidaturas podem ser realizadas por meio da plataforma da Campus France, agência que promove os estudos na França ao redor do mundo. No momento, podem ser feitas inscrições para iniciar a graduação em uma das 74 universidades públicas francesas – ou ingressar no segundo ou terceiro ano – estudar em uma das 20 escolas de arquitetura francesas (para obter diploma de arquiteto), iniciar um curso tecnológico e até estudar o primeiro ou segundo ano de pós-graduação.

O primeiro passo (importantíssimo) é escolher o curso e a instituição de ensino. Para isso, pode-se fazer uma busca pelo curso, de acordo com a área de atuação e o local onde se pretende estudar. A Campus France disponibiliza um catálogo no site com todas as instituições participantes. As pesquisas no catálogo devem ser feitas em inglês ou francês, que são requisitos fundamentais para entrar nesses programas.

Como são várias instituições, cada uma tem um prazo diferente até o fim das inscrições, mas todas já estão abertas desde o dia primeiro desse mês. O velho esquema: quanto antes, mais garantido.

Continua após a publicidade

Os requisitos e formas de se inscrever também variam de acordo com a instituição ou tipo de programa, para isso vale seguir as instruções no site oficial da Campus France.

Porque esse blog não vive sem gifs 😉

 

Publicidade