Vou Estudar Fora Por Blog Raquel Marçal ama viajar e aprender línguas e acha melhor ainda quando pode combinar os dois. Acredita que intercâmbio não tem idade e pretende continuar fazendo até os 80 anos

Aberta a temporada de inscrições para bolsas no exterior

Algumas das instituições mais conhecidas já começam a aceitar candidatos em janeiro. Esta é a sua chance de estudar nas melhores universidades do mundo

Por Raquel Marçal Atualizado em 27 fev 2017, 14h35 - Publicado em 11 jan 2017, 10h55

É o sonho de todo estudante ou profissional com vontade de dar uma turbinada no currículo: conseguir uma bolsa de estudos para fazer graduação ou pós lá fora. Algumas das instituições mais conhecidas quando o assunto é bolsa no exterior abrem inscrições já no primeiro semestre. A sua oportunidade pode estar aqui.

Fundação Estudar

Tipo de bolsa: parcial, para graduação, pós e educação executiva.
Valor: variável
Requisitos: ter entre 16 e 34 anos e já estar matriculado ou em processo de aceitação no curso para o qual deseja obter a bolsa.
Inscrições: Abertas.
Informações:
https://bolsas.estudar.org.br

Instituto Ling

Tipo de bolsa: parcial para mestrado nas áreas de Administração, Direito, Engenharia e Jornalismo, pós-graduação em Liderança e graduação em Engenharia nos Estados Unidos.
Requisitos: já ter sido aceito em uma universidade norte-americana ou europeia e possuir cerca de cinco anos de experiência profissional. Não há limite oficial de idade, mas a maioria dos candidatos tem entre 26 e 30 anos.
Valor: variável
Inscrições: Abertas.
Informações: institutoling.org.br/bolsas-de-estudo

Daad (Alemanha)

Tipo de bolsa: mestrado e doutorado em universidades alemãs nas áreas direito, ciências sociais e políticas, economia, administração, relações internacionais, arquitetura, artes cênicas, artes plásticas, cinema, dança, design e música.
Requisitos: depende do curso, mas é preciso ter concluído a graduação há no máximo seis anos.
Valor: 750 euros
Inscrições: primeiro semestre de 2017.
Informações: daad.org.br/pt/18313/index.html

Fundação Carolina (Espanha)

Tipo de bolsa: para pós, doutorado, professores e pesquisadores e programas de curta duração em universidades espanholas.
Requisitos: depende da instituição escolhida pelo estudante.
Valor: variável.
Inscrições: janeiro
Informações: fundacioncarolina.es

Governo japonês

Tipo de Bolsa: para graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, cursos técnicos, especialização para professores do ensino infantil, fundamental e médio, e para estudantes de Letras/Japonês.
Requisitos: depende da bolsa, mas é preciso ter nacionalidade brasileira, no máximo 34 anos e domínio de inglês ou japonês.
Valor: 143.000 ienes (pós-graduação, mestrado e doutorado), 117.000 ienes (graduação).
Inscrições: depende do curso. Para professores e estudantes da língua japonesa, as inscrições começam em janeiro.
Informações:
sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura/bolsa1.htm

Comissão Fullbright

Tipo de bolsa: para estudantes de cursos técnicos, doutorado, professores, pesquisadores e profissionais do setor público ou do terceiro setor. Somente para instituições nos Estados Unidos.
Requisitos: depende da bolsa. Para alguns programas, como os de Doutorado Sanduíche, Pós-Doutorado e Professor/Pesquisador visitante, já é necessário ter a aceitação da universidade americana. Para cursos técnicos, é preciso estar matriculado numa escola técnica federal no Brasil.
Valor: variável.
Inscrições: depende da bolsa, mas para a maioria as inscrições abrem em agosto ou setembro.
Informações: fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros

Continua após a publicidade
Publicidade