Imagem Blog Viagem no Tempo Por Blog Giovanna Fontenelle é jornalista e, às vezes, não sabe se vive no presente, no passado ou nos planos de viagens futuras.
Continua após publicidade

Este é o maior e mais antigo castelo do mundo

A um pulo de Londres, Windsor foi erguido no ano de 1070 por Guilherme, o Conquistador, para proteger e assegurar a região sobre seu poder real

Por Giovanna Fontenelle
Atualizado em 5 fev 2018, 17h40 - Publicado em 2 dez 2016, 20h29

O costume do encastelamento (residir em castelos) é um hábito que remonta à Baixa Idade Média. Historiadores e estudiosos afirmam que esta tradição passou a agir de forma predominante a partir do século 10.

Desde a virada do milênio, os castelos são arquitetados com madeira e apenas resguardados por um fosso. Muitas vezes, não passam de uma edificação com somente uma torre. Com o tempo, passam a exibir as características que conhecemos hoje, com ampliações e muralhas.

+ Os mais belos castelos, fortes e muralhas do mundo

O castelo mais antigo do mundo ainda em atividade (este detalhe é importante), também teve origens “humildes”, de madeira. Windsor foi erguido no ano de 1070, por Guilherme, o Conquistador, para proteger e assegurar a região sobre seu poder real.

Desde o começo, a função dos castelos foi intimamente ligada à realeza. Além da função de proteger – que a maioria das pessoas se atentam –, eles eram principalmente construídos como uma forma de demonstração de poder, do domínio de um grupo de pessoas sobre uma área específica e seus habitantes e produtos.

Continua após a publicidade

Entre as centenas de castelos do Reino Unido e da Inglaterra, Windsor é o maior, com cerca de 50 mil m². Ainda costuma ser utilizado pela rainha Elizabeth II como uma das residências oficiais da família real britânica.

+ Os 4 castelos mais fascinantes da Europa
+ Casas, castelos e mansões pelo mundo para fazer festas de casamento

Entre as partes da construção mais interessantes e disponíveis para visitação, estão os aposentos dos antigos reis, a Câmara de Waterloo e o Salão de São Jorge, onde a rainha costuma receber eventos oficiais. Turistas podem conhecer o castelo por £ 21.20.

Veja fotos de algumas partes excepcionais do castelo:

A Câmara de Waterloo foi projetada para comemorar a vitória na Batalha de Waterloo, que provocou a abdicação de Napoleão (foto: divulgação)A Câmara de Waterloo foi projetada para comemorar a vitória na Batalha de Waterloo, que provocou a abdicação de Napoleão (foto: divulgação)
Este é o aposento real de Windsor, onde o principal monarca em curso costuma dormir (foto: divulgação)Este é o aposento real de Windsor, onde o principal monarca em curso costuma dormir (foto: divulgação)
O Salão de São Jorge abriga vários eventos oficiais, inclusive banquetes (foto: divulgação)O Salão de São Jorge abriga vários eventos oficiais, inclusive banquetes (foto: divulgação)
Publicidade