Imagem Blog Rivotrip Por Blog Editora de Arte, Ana Claudia Crispim sai todo dia do sossego de sua casa com pomar para deixar lindonas as edições da VT
Continua após publicidade

Praticando o desapego

Por Ana Claudia Crispim
Atualizado em 27 fev 2017, 15h39 - Publicado em 26 mar 2014, 00h57

Cenário: tarde de primavera em Lisboa, Elevador de Santa Justa. Personagens: meu marido, meu pai e eu.

CENA 1
Aquele era o meu segundo dia em Lisboa, e eu tinha o firme plano de registrar aquela viagem pela lente do iPhone. Tirei a primeira foto do dia e pensei que, na primeira oportunidade, conectaria ao wi-fi de um café e postaria a imagem com algum comentário (besta, agora percebo). Talvez até checasse e-mails e olhasse, mais uma vez, todas as fotos tiradas no dia anterior. E comeria, quase sem perceber, um pastel de nata.

CENA 2
Acordo do meu devaneio com um moço me pedindo para fotografá-lo com sua câmera. Tirei a foto no capricho e, em retribuição, ele surrupiou meu iPhone da bolsa. Eu sabia da existência dos mãos-leves, mas, como disse meu marido, “dei mole”. Chorei, me desesperei como se tivesse perdido um ente querido e me senti uma turista comum. Como se não fosse.

CENA 3
Dormi e acordei pensando se “ele”, o iPhone, estaria sentindo minha falta como eu sentia a dele. Meu dedos se mexiam no ar, navegando por uma tela imaginária, como se isso pudesse trazê-lo de volta. Três gotas de Rivotril agora seriam um bálsamo, pensei. Meu pai, com toda a simplicidade e a sabedoria que lhe são peculiares, me explicou, como se eu tivesse 5 anos novamente, que aquele era realmente um objeto valioso e muito útil, mas não era a minha vida. Aceitei o puxão de orelha e aproveitei para abandonar também o notebook. Mergulhei no desconhecido mundo sem conectividade. Tomamos café e conversamos como havia tempos não fazíamos.

CENA 4
Com o passar dos dias, fui melhorando e percebi que, na falta de “ter o que fazer” durante as paradas – que eu gastaria postando, curtindo, comentando –, dediquei-me a de fato curtir o vaivém em pracinhas e cafés, conversei mais com desconhecidos, assisti com meu pai, noveleiro, ao remake de Dancin’ Days. A tarefa de registrar a viagem ficou para o meu marido. Pra mim não foram apenas férias, foi um detox.

Continua após a publicidade

Ana Claudia Crispim: comprou um aparelhinho novo e já precisa renovar o detox.

 

Para ver fotos de viagens, siga-me no Instagram: @anaclaudiacrispim

Publicidade