Imagem Blog Rivotrip Por Blog Editora de Arte, Ana Claudia Crispim sai todo dia do sossego de sua casa com pomar para deixar lindonas as edições da VT
Continua após publicidade

Hammam, o banho definitivo

Por Ana Claudia Crispim
Atualizado em 27 fev 2017, 15h40 - Publicado em 27 fev 2014, 23h51

A definição de hammam é mais ou menos esta: “Banho turco a vapor em que o banhista é esfregado e às vezes mergulha na água fria ou quente”. Ou seja: banho pra cabra macho, com um choque térmico no final. Só que, na minha piração, estava mais para um clima máááágico de mil e uma noites, cheio de aromas, delicadezas e música árabe. E assim fui pro meu primeiro hamman num riad chique em Marrakesh. Adivinha só.

A recepção foi fria. Um papo de três minutos e fui levada pra sala de banho: um lugar pequeno, com paredes, balcões e bancos de cimento queimado branco. Moderninho e bonito. Trilha sonora das arábias? Não tinha. Nesse cenário, caí na real de que alguém ia me dar o primeiro banho desde que eu tinha, sei lá, uns 5 anos. Era uma mulher animada. Me ensaboou inteira, esfregando até a pele ficar vermelha. Depois sacou um pote com uma pasta arenosa e mandou ver numa esfoliação hardcore. A parte de cima do biquíni já tinha ido. Quando deixou minha pele fininha como papel, abriu um potão de lama e começou a cobrir cada centímetro da minha pele. Nessa hora pressenti o pior e me agarrei ferozmente ao meu último fio de dignidade: a calcinha do biquíni. Eu segurava e ela puxava, dizendo em mimiquês que assim não dava, que um bom banho só pode acontecer pelada mesmo. Ela venceu, lógico.

Pelada então, fiquei deitada numa laje muito quente. Nem o vapor úmido foi capaz de evitar que aquela grossa camada de argila começasse a retrair e repuxar tudo. Meu Deus! E se ela me esquecesse lá? Mas ela voltou, tirou toda aquela craquelada, e eu descobri uma pele de recém-nascido! No fim, tudo ficou mais parecido com o que eu imaginava, com massagem, chá e bolachinhas. Inesquecível. E, apesar de tanta brutalidade, eu nunca tinha me sentido tão limpa na vida.

Vão aqui algumas indicacões de lugares para se sentir limpinho. Boa sorte.

Paris, La Mosquee
Bem em Paris, inusitado e bonitão. É daqueles coletivos, só não tem homem e mulher juntos.

Continua após a publicidade

Istambul, Çemberlitaş
Um dos mais famosos hammans do mundo. Tradicional a ponto de ter aquele teto de estrelinhas. Peladonas juntas, lógico. Nada de mimimi.

Marrakesh, Hammam Ziani
Opção roots e baratinha em Marrakesh. Simples e honesto.

Marrakesh, riad 107
O chiquezinho que fui. Pro caso de alguém querer passar uma experiência parecida. Eu, hein?

Publicidade