Imagem Blog Rivotrip Por Blog Editora de Arte, Ana Claudia Crispim sai todo dia do sossego de sua casa com pomar para deixar lindonas as edições da VT
Continua após publicidade

Como se comportar no avião

Por Ana Claudia Crispim
Atualizado em 27 fev 2017, 15h25 - Publicado em 17 mar 2015, 17h00

Seguindo o @passengershaming, no Instagram, pensei em quanta gente folgada já voou pertinho de mim e chego à conclusão que ser fino num vôo não é viajar de primeira classe.
Ser fino é respeitar o espaço do outro pra tentar fazer aquelas horas de martírio ficarem menos piores do que são. Dicas preciosas e sinceras de como se comportar no avião.

  1. Não, não adianta fazer fila pra embarcar, espere sentado enquanto prioritários e a suposta “classe elitista” embarca antes de você.
  2. Em cima do teu assento tem um lugarzinho pra guardar sua bagagem de mão, que deve ser pequena e uma só. Qualquer coisa a mais que isso é invadir o espaço alheio. Juro que um dia que não tiver onde colocar minha bagagem de mão (sempre modesta) abandonarei toda a finesse que me acompanha desde criancinha e retirarei a mala que estiver no meu lugar por direito. Simples assim.
  3. Quanto ao silêncio: aproveitar que o avião tem internet e falar no skype, não pode. Deixar celulares com som, também não. Ficar chamando o comissário toda hora pelo botãozinho, não precisa.
  4. Avião não é lugar para beber muito. De graça não quer dizer que está liberado, viu?
  5. Ser fino também é… Ter paciência quando dá o azar de ter um bebê chorão como companheiro de viagem (garanto que os pais dele dariam a vida pra isso não estar acontecendo), pegar o café da manhã pro teu vizinho desconhecido caso ele tenha ido ao banheiro escovar os dentes e o serviço rolar, revezar com o mesmo desconhecido a poltrona livre entre vocês para dar uma cochilada mais confortável… Enfim, ser fino não é nenhum bicho de sete cabeças, é?

 
Se você quiser ver como enxergo minhas viagens, siga-me no Instagram: @anaclaudiacrispim