Imagem Blog Rivotrip Por Blog Editora de Arte, Ana Claudia Crispim sai todo dia do sossego de sua casa com pomar para deixar lindonas as edições da VT
Continua após publicidade

Berlim, a cidade memorial

Por Ana Claudia Crispim
Atualizado em 27 fev 2017, 15h14 - Publicado em 9 out 2015, 21h49

É redundante dizer que andar por Berlim é reviver a história.
É redundante dizer que os alemães não curtem muito falar sobre o muro que dividia as duas Alemanhas e muito menos da guerra e seus horrores.
Mas não é redundante dizer que eles aprenderam alguma coisa com estas experiências, tanto que a cidade está sendo reconstruída todos os dias sem apagar os resquícios dos grandes erros do passado e ainda criando memoriais, como a dizer: Não repetir o mesmo erro.

Um exemplo muito emblemático é o Holocaust Mahnmal o memorial aos seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista. São 2.711 de blocos retangulares, de tamanhos diferentes, dispostos num sobe e desce de fileiras que cria um labirinto por onde o visitante pode andar. Parece um grande cemitério ondulado, porém Peter Eisenman, o artista que idealizou o projeto, garante que não teve simbologia. Interessante também é o museu que fica no subsoloA entrada do museu – e a fila imensa – é pela Cora-Berliner-Straße.

Menos famosos, um pouco escondidinhos e pertinho dali, existem dois outros memoriais reivindicados por outras duas minorias que foram alvo das atrocidades da 2ª Guerra.

Um é o Homosexuellen-Denkmal, memorial aos homossexuais perseguidos. Me acompanhe: no sentido oposto à entrada do museu do Holocaust Mahnmal, perto da esquina da Ebertstraße com a Hannah Arendtstraße, um trilha leva para dentro do Tiergarten, a segunda maior área verde da cidade. Em poucos metros você irá se deparar com o um bloco de concreto com um visor passando um filminho proibido para seguidores do Feliciano.

Foto: Karl Schulz_Flickr

Foto: Karl Schulz_Flickr

 

Continua após a publicidade

Pegue a próxima trilha a direita, ande até atravessar a avenida Under der Linder – aproveite pra prestar atenção no asfalto, tem uma fileiras duplas de tijolos no meio da rua que são marcas das fundações muro que passava por ali isso vai acontecer algumas vezes durante sua estadia na cidade. Depois, retome a trilha do parque, à esquerda, pra ver o Denkmal für Sinti und Roma. O singelo memorial aos ciganos Sinti e Roma mortos pelo nazismo é um espelho d’água redondo com uma peça triangular no centro, uma alusão ao sinal que os Sinti e Roma eram marcados no campo de concentração. O arranjo floral sobre ele é natural, renovado com frequência.

Foto: Dieter Steffmann_Flickr

Foto: Dieter Steffmann_Flickr

Sim, tem mapinha :)

+ SOBRE BERLIM

Berlim, o que esperar e não esperar

Continua após a publicidade

Berlim, 12 bairros pra conhecer a cidade

Berlim, 15 coisas que não a cara da cidade

Berlim, um spa pra ir antes de morrer

Berlim, aplicativo de viagem super legal

Berlim, 5 hambúrgueres imperdíveis

Continua após a publicidade

Se você quiser saber como vejo minhas viagens, siga-me no Instagram: @anaclaudiacrispim

Publicidade