Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

A Casa dos Ovos Moles tem tudo quanto é docinho português

Nesta confeitaria em Lisboa, encontra-se todas as delícias típicas de várias regiões de Portugal; saiba mais sobre o cardápio

Por Rachel Verano
Atualizado em 6 mar 2020, 13h24 - Publicado em 5 ago 2017, 07h54

Ovos moles. Fatias molhadinhas de toucinho do céu. Pastéis de Santa Clara. Papos de anjo de massa fofa. Trouxas de ovos. Dom Rodrigos embrulhados em papel alumínio, como manda a tradição. Agora imagine tudo isso, especialidades de vááários cantos do país, num lugar só. Pronto. Bem-vindos à Casa dos ovos Moles em Lisboa.

Os tradicionais ovos moles: envolvidos numa massinha de hóstia ou em copinho, para comer de colher
Os tradicionais ovos moles: envolvidos numa massinha de hóstia ou em copinho, para comer de colher (Bruno Barata/Reprodução)

Ao contrário do que o nome faz parecer, o doce que é a cara de Aveiro – e que leva, inclusive, o selo de Indicação Geográfica Protegida, o IGP, da União Europeia – não é a única especialidade da confeitaria. As vitrines estão sempre recheadas de um sem fim de gostosuras sempre fresquinhas, que variam conforme o dia.

Papos de anjo fofinhos, com um leve sabor de laranja
Papos de anjo fofinhos, com um leve sabor de laranja (Bruno Barata/Reprodução)

Mas os ovos moles, claro, estão sempre lá – no copinho (só o creme, para comer de colher ) ou nas clássicas forminhas de hóstia que lhes dão formatos variados. Um documento de 1502 atesta que o rei já concedia açúcar da Ilha da Madeira ao Convento de Jesus, em Aveiro, para a produção da delícia. Ou seja: são séculos das calorias mais bem consumidas neste país, uma mistura de gemas, calda de açúcar e muita paciência. 

A Casa dos Ovos Moles em Lisboa tem dois endereços na capital: um no coração do Chiado e outro na Estrela. Vale muitas visitas – para ir provando aquelas perdições uma a uma. Para acompanhar, peça um expresso. Depois é só alegria.

Publicidade