Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Um dia perfeito no Intendente, o novo bairro cool de Lisboa

Os dias de má fama e insegurança fazem parte do passado. Da manhã à noite, os melhores programas na região mais multicultural da capital

Por Rachel Verano
Atualizado em 6 mar 2020, 15h55 - Publicado em 25 fev 2019, 17h40
A bela fachada do 1908 Lisboa Hotel: puro glamour de volta
A bela fachada do 1908 Lisboa Hotel: puro glamour de volta (1908 Lisboa Hotel/Divulgação)

Foi-se o tempo em que ir ao Intendente exigia uma dose extra de coragem ou, pelo menos, excesso de zelo. Hoje fica aos pés da Mouraria e a dois passos do Martim Moniz uma das zonas mais interessantes e pulsantes da cidade. O  enredo é o mesmo de sempre: a antiga região degradada ganhou um belo banho de tinta e, com a revitalização de alguns anos atrás, vieram artistas, bares, galerias.

Salão do restaurante Infame: comida portuguesa com toques orientais
Salão do restaurante Infame: comida portuguesa com toques orientais (Restaurante Infame/Divulgação)

O programa perfeito pode começar ali pela hora do almoço, num dos grandes highlights do novo Intendente: o 1908 Lisboa Hotel, em pleno Largo do Intendente Pina Manique. Eleito o melhor design hotel da Europa nos World Travel Awards do ano passado, ele está instalado num belo edifício art nouveau premiado em 1908 pelo projeto de arquitetura.

Seu restaurante, Infame, se abre para o largo, tem cozinha portuguesa com interferências orientais e está recheado de obras de arte. De segunda a sexta, o menu executivo custa € 14 e inclui entrada, prato principal, sobremesa, bebida e café. As opções mudam diariamente; hoje, por exemplo, tinha creme de abóbora com sementes de girassol, bochechas de porco com purê de batata doce e saladinha de agrião e um curioso fondant de abóbora e chocolate com fios de ovos. O menu do dia pode ser conferido nos stories do Instagram do @restauranteinfame.

Continua após a publicidade
As lindas prateleiras da loja A Vida Portuguesa: viagem no tempo
As lindas prateleiras da loja A Vida Portuguesa: viagem no tempo (Bruno Barata/Reprodução)

Logo ao lado fica aquela que é, provavelmente, a loja mais bonita de Portugal: a unidade do Intendente d’ A Vida Portuguesa, que ocupa a antiga fábrica de cerâmicas da tradicionalíssima Viúva Lamego. Em 500 metros quadrados há mais de 6 mil produtos tipicamente portugueses e cheios de história: de utensílios de cozinha a louças, de produtos de higiene e beleza a mantas, artigos de papelaria e brinquedos com cara de antigamente. Gaste o tempo vasculhando o acervo e repare bem nos móveis e prateleiras, também eles protagonistas de uma deliciosa viagem no tempo.

A exposição "Jeu de 54 Cartes", nas Carpintarias São Lázaro: novo espaço cultural
A exposição “Jeu de 54 Cartes”, nas Carpintarias São Lázaro: novo espaço cultural (Carpintarias de São Lázaro/Divulgação)

Se for entre quinta e domingo, o próximo programa pode ser uma visita às Carpintarias de São Lázaro, um novo centro cultural que acaba de reabrir com a promessa de receber exposições, peças de teatro, cinema e residências artísticas. O espaço, uma antiga fábrica de móveis de 1.800 metros quadrados, foi todo restaurado. Até o dia 30 de março está em cartaz a expo de fotografia “Jeu de 54 Cartes”, do português Jorge Molder.

O balcão fresquíssimo da Cervejaria Ramiro: frutos do mar imbatíveis e concorridos
O balcão fresquíssimo da Cervejaria Ramiro: frutos do mar imbatíveis e concorridos (Bruno Barata/Reprodução)

A happy hour já deve estar chegando, e o endereço perfeito para bons coquetéis antes do jantar é o Café Klandestino, onde boa parte dos drinks leva café na receita. Aproveite a proximidade da mais famosa marisqueira de Lisboa e garanta uma mesa para o jantar antes do horário de pico – a Cervejaria Ramiro (Almirante Reis, 1H), com seus percebes, amêijoas e sapateiras de dar água na boca, está a meros 100 metros de distância.

Drinks da Casa Independente: noite alternativa de primeira
Drinks da Casa Independente: noite alternativa de primeira (Casa Independente/Divulgação)

Ainda tem pique para continuar pela noite? A Casa Independente é a pedida. Instalada em um palacete de 1863, é um espaço multicultural com bar, um gostoso jardim perfeito para bebidas e comidinhas nos dias mais quentes e um salão principal onde rolam shows, saraus, recitais e festas concorridas ao som de bons DJs (confira antes a programação no instagram da @casa_independente).

Reserve a sua hospedagem em Lisboa aqui.

Publicidade