Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu

Um dia perfeito no Intendente, o novo bairro cool de Lisboa

Os dias de má fama e insegurança fazem parte do passado. Da manhã à noite, os melhores programas na região mais multicultural da capital

Por Rachel Verano Atualizado em 6 mar 2020, 15h55 - Publicado em 25 fev 2019, 17h40
A bela fachada do 1908 Lisboa Hotel: puro glamour de volta
A bela fachada do 1908 Lisboa Hotel: puro glamour de volta 1908 Lisboa Hotel/Divulgação

Foi-se o tempo em que ir ao Intendente exigia uma dose extra de coragem ou, pelo menos, excesso de zelo. Hoje fica aos pés da Mouraria e a dois passos do Martim Moniz uma das zonas mais interessantes e pulsantes da cidade. O  enredo é o mesmo de sempre: a antiga região degradada ganhou um belo banho de tinta e, com a revitalização de alguns anos atrás, vieram artistas, bares, galerias.

Salão do restaurante Infame: comida portuguesa com toques orientais
Salão do restaurante Infame: comida portuguesa com toques orientais Restaurante Infame/Divulgação

O programa perfeito pode começar ali pela hora do almoço, num dos grandes highlights do novo Intendente: o 1908 Lisboa Hotel, em pleno Largo do Intendente Pina Manique. Eleito o melhor design hotel da Europa nos World Travel Awards do ano passado, ele está instalado num belo edifício art nouveau premiado em 1908 pelo projeto de arquitetura.

  • Seu restaurante, Infame, se abre para o largo, tem cozinha portuguesa com interferências orientais e está recheado de obras de arte. De segunda a sexta, o menu executivo custa € 14 e inclui entrada, prato principal, sobremesa, bebida e café. As opções mudam diariamente; hoje, por exemplo, tinha creme de abóbora com sementes de girassol, bochechas de porco com purê de batata doce e saladinha de agrião e um curioso fondant de abóbora e chocolate com fios de ovos. O menu do dia pode ser conferido nos stories do Instagram do @restauranteinfame.

    As lindas prateleiras da loja A Vida Portuguesa: viagem no tempo
    As lindas prateleiras da loja A Vida Portuguesa: viagem no tempo Bruno Barata/Reprodução

    Logo ao lado fica aquela que é, provavelmente, a loja mais bonita de Portugal: a unidade do Intendente d’ A Vida Portuguesa, que ocupa a antiga fábrica de cerâmicas da tradicionalíssima Viúva Lamego. Em 500 metros quadrados há mais de 6 mil produtos tipicamente portugueses e cheios de história: de utensílios de cozinha a louças, de produtos de higiene e beleza a mantas, artigos de papelaria e brinquedos com cara de antigamente. Gaste o tempo vasculhando o acervo e repare bem nos móveis e prateleiras, também eles protagonistas de uma deliciosa viagem no tempo.

    A exposição "Jeu de 54 Cartes", nas Carpintarias São Lázaro: novo espaço cultural
    A exposição “Jeu de 54 Cartes”, nas Carpintarias São Lázaro: novo espaço cultural Carpintarias de São Lázaro/Divulgação

    Se for entre quinta e domingo, o próximo programa pode ser uma visita às Carpintarias de São Lázaro, um novo centro cultural que acaba de reabrir com a promessa de receber exposições, peças de teatro, cinema e residências artísticas. O espaço, uma antiga fábrica de móveis de 1.800 metros quadrados, foi todo restaurado. Até o dia 30 de março está em cartaz a expo de fotografia “Jeu de 54 Cartes”, do português Jorge Molder.

    O balcão fresquíssimo da Cervejaria Ramiro: frutos do mar imbatíveis e concorridos
    O balcão fresquíssimo da Cervejaria Ramiro: frutos do mar imbatíveis e concorridos Bruno Barata/Reprodução

    A happy hour já deve estar chegando, e o endereço perfeito para bons coquetéis antes do jantar é o Café Klandestino, onde boa parte dos drinks leva café na receita. Aproveite a proximidade da mais famosa marisqueira de Lisboa e garanta uma mesa para o jantar antes do horário de pico – a Cervejaria Ramiro (Almirante Reis, 1H), com seus percebes, amêijoas e sapateiras de dar água na boca, está a meros 100 metros de distância.

    Drinks da Casa Independente: noite alternativa de primeira
    Drinks da Casa Independente: noite alternativa de primeira Casa Independente/Divulgação

    Ainda tem pique para continuar pela noite? A Casa Independente é a pedida. Instalada em um palacete de 1863, é um espaço multicultural com bar, um gostoso jardim perfeito para bebidas e comidinhas nos dias mais quentes e um salão principal onde rolam shows, saraus, recitais e festas concorridas ao som de bons DJs (confira antes a programação no instagram da @casa_independente).

    Reserve a sua hospedagem em Lisboa aqui.

    Continua após a publicidade
    Publicidade