Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Novidade em Lisboa: mais um eléctrico nas ruas!

A 24, uma das mais tradicionais rotas, volta a circular depois de mais de 20 anos entre Campolide e o Largo de Camões

Por Rachel Verano
Atualizado em 25 jun 2018, 16h09 - Publicado em 25 jun 2018, 15h07
O famoso eléctrico pelas ruas de Alfama: viagem no tempo
O famoso eléctrico pelas ruas de Alfama: viagem no tempo (Bruno Barata/Reprodução)

Os bondinhos amarelos são a marca registrada de Lisboa. E vencer o sobe e desce de ladeiras da cidade a bordo destes tradicionais meios de transporte que alegram as ruas da capital desde o final do século 19 é uma deliciosa volta no tempo. O programa fica ainda mais completo quando o percurso passa pelas regiões mais interessantes da cidade – até bem pouco tempo, esse era o grande trunfo da linha 28, que vai do Campo de Ourique ao Martim Moniz passando pelo Chiado, pela Baixa e subindo até Alfama e a Lapa.

Agora o icônico eléctrico 28 ganhou um concorrente de peso: o 24. Depois de 23 anos desativada, a linha foi reinaugurada nas últimas semanas e trouxe de volta parte do percurso que fazia nos idos de 1905, ano da sua estreia. Ao longo de 20 minutos, vai-se de Campolide até o Largo de Camões, passando, pelo caminho, por highlights como as Amoreiras, o badalado bairro do Príncipe Real e o lindo Miradouro de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, que escancara uma das mais lindas vistas do castelo. A ideia é que a linha estique até o Cais do Sodré em breve.

Continua após a publicidade

Considerando que se trata praticamente de um “city tour”, o preço é uma pechincha: € 2,90 (é possível pagar diretamente ao motorista). Só é preciso paciência pois os turistas são mais fãs dos eléctricos que os próprios lisboetas – e é comum enfrentar filas, especialmente nas regiões mais centrais.

Reserve a sua hospedagem no Príncipe Real, em Lisboa

Publicidade