Lisboa: 7 sorveterias para brindar o calor

Os melhores endereços da cidade para um cremoso "gelado"!

Os “gelados” da PIC: a la italiana, feitos artesanalmente

Os “gelados” da PIC: a la italiana, feitos artesanalmente (Bruno Barata/Reprodução)

Para começo de conversa: em Portugal sorvete é gelado e sorveteria, gelataria.

Depois de um pequeno intervalo de chuva e dias nublados, finalmente o calor voltou a Lisboa – dessa vez, ao que parece, para ficar. Para comemorar, selecionamos sete gelatarias imperdíveis, perfeitas para um pit-stop entre os muitos sobes-e-desces da cidade:

PIC
Em plena Bica, pertinho do famoso elevador, esta sorveteria promete nada menos que o sorvete perfeito – ou não seria o seu nome uma abreviação do termo Perfect Ice Cream. Aqui a massa, feita artesanalmente e sem a adição de açúcar, ganha sabores divertidos como o After Eight, de menta e chocolate, o de alfarroba e amêndoa, o de torta de limão, o de vinho do Porto… Há, ainda um cremoso chocolate quente (para os dias, digamos, menos calorentos), crepes, waffles e um monte de acompanhamentos que nos fazem voltar à infância: bolinhas de chocolate, de caramelo salgado, caldas coloridas…

Santini
Inaugurada em 1949 em Cascais, a marca das listras em vermelho e branco ocupou, durante décadas, o posto de protagonista no país. Recentemente a concorrência ficou acirrada, mas ela não perdeu a pose. Em Lisboa há lojas no Mercado da Ribeira, no Chiado, na Expo e em Belém. Entre os sabores, destaque para os de fruta: limão, manga, framboesa, maracujá… Muito light? Que tal banana com caramelo e flor de sal? É fruta, vai…

Amorino
A famosa sorveteria dos cones em forma de flor, com dezenas de unidades espalhadas pela Europa, desembarcou no coração do Chiado e arrebatou uma legião de fãs que está sempre fazendo longas filas na porta. O sorvete é cremosíssimo, a la italiana, e a lista de sabores é de dar água na boca: marcarpone e figo; amarena (com cerejas em calda); cheesecake de mirtilos; pistache; lichia… Só de chocolate há vários diferentes, de origens variadas e diferentes intensidades de cacau. Para melhorar a casquinha, é possível pedi-la com Nutella – só não vale pedir em copinho porque ai a flor já era!

Conchanata
Tradicionalíssima no Bairro de Alvalade, não mudou nada desde a sua inauguração, em 1948 – até a máquina italiana continua sendo a mesma! A cara de antigamente também. Os sabores do dia são escritos em lousas na parede, mas a grande estrela, que leva o nome da casa, é uma taça com quatro bolas de nata banhadas numa calda caseira e natural de morangos.

Davvero
Com diferentes unidades espalhadas por Lisboa, serve sorvetes de massa italiana super cremosos, mas a grande novidade é um “bar de gelados” que acaba de inaugurar, na região do Cais do Sodré (na Rua Nova do Carvalho, 81). Ali, é possível provar sabores alcóolicos como caipirinha, limoncello, gin com cardamomo e opções super portuguesas, caso da Amarguinha (um licor de amêndoa amarga que é a cara do país) e da ginja.


Com unidades no Príncipe Real e no Campo Mártires de Pátria, tem sempre sabores novos no cardápio. Eles podem variar a cada estação ou até mesmo de acordo com as descobertas do dia no mercado, que acabam virando edições especiais. É o caso do sorvete de abacate; do de romã com torrore e vinho do Porto; ou do de chocolate branco com creme de gianduia e avelãs inteiras do Piemonte.

Nivà Cremeria
Aqui não se faz sorvete, se faz creme. Pense numa massa ultra aveludada, aerada, levíssima. Depois das unidades de Turim, na Itália, e Cannes na França, a Nivà trouxe a proposta para a Rua da Escola Politécnica, no coração do Príncipe Real. A procedência dos ingredientes é o que mais importa, depois da receita mantida a sete chaves. O leite vem dos Alpes italianos, as avelãs vêm do Piemonte, as frutas, de pequenos produtores locais…

Reserve a sua hospedagem em Lisboa aqui.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s