Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Sim, existe uma praia em Portugal com mar quentinho, a 30ºC

A praia de São Torpes, em Sines, no Alentejo (160 km de Lisboa) tem a água do mar mais quente de Portugal; entenda o fenômeno

Por Rachel Verano
Atualizado em 21 dez 2018, 20h27 - Publicado em 13 ago 2017, 21h07

No litoral do Alentejo, a pouco mais de 160 quilômetros de Lisboa, as águas do mar são quentes como as de uma banheira. Mais precisamente: elas atingem cerca de 30ºC. 

O areal extenso: águas ora calminhas, ora com boas ondas para o surfe
A casinha do “nadador salvador” ao pôr-do-sol (Bruno Barata/Reprodução)

Enquanto o resto do país trinca de frio com águas congelantes do mar mesmo em pleno verão, aqui, na praia de São Torpes, em Sines, elas estão sempre mornas como no Nordeste. Mistério? 

O extenso areal: águas ora calminhas, ora boas para o surfe
O extenso areal: águas ora calminhas, ora boas para o surfe (Bruno Barata/Reprodução)

Que nada. As pessoas que abrem o guarda-sol ali, perto de um pontal de pedras, sabem a razão na ponta da língua. E ainda ficam de olho na maré para aproveitar os momentos mais especiais.

Continua após a publicidade
A beira-mar no fim do dia: mergulho delícia
A beira-mar no fim do dia na praia de São Torpes: mergulho delícia, nada a ver com a água gelada do mar em Portugal (Bruno Barata/Reprodução)

Quanto mais baixa a maré, mais caliente a água. E mais gente dentro dela.

A usina termoelétrica à beira-mar: whaaaaat?
A usina termoelétrica à beira-mar: whaaaaat? (Bruno Barata/Reprodução)

Toda a poesia acaba quando se tira os olhos do mar e se olha para trás. Nos fundos da praia está plantada uma termoelétrica que é a causa do “fenômeno”.

Continua após a publicidade

O elefante branco usa as águas do Atlântico para arrefecer a usina e, quando elas voltam à praia, estão morninhas. É assim há décadas, dia e noite.

O peixinho frito do Trinca Espinhas: programa completo
O peixinho frito do Trinca Espinhas: programa completo (Bruno Barata/Reprodução)

Ok. O visual não é nada tentador. Mas as águas são limpas e transparentes. Podem ter ondas ou estarem flat como uma lagoa.

E ainda tem um restaurante gostoso debruçado sobre a areia, o Trinca Espinhas, que serve um peixinho delicioso para arrematar o programa. Que tal focar no horizonte para conhecer este fenômeno de perto?  

Continua após a publicidade
Publicidade