Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Azenhas do Mar: o melhor almoço nos arredores de Lisboa

Debruçado sobre o mar, o Piscinas serve frutos do mar deliciosos e, para jamais errar, basta pedir: cataplana de polvo, camarões e amêijoas

Por Rachel Verano
Atualizado em 24 mar 2022, 13h04 - Publicado em 3 out 2017, 16h02

Casinhas brancas equilibradas no alto da falésia. O mar azul. A areia branquinha. Olhe bem para a foto acima. Podia ser a Grécia. Mas é Portugal. Melhor ainda: é Portugal a pouco mais de 30 quilômetros de Lisboa. Anote este nome: Azenhas do Mar.

A vila vista do alto de uma falésia: menos de mil habitantes
A vila vista do alto de uma falésia: menos de mil habitantes (Bruno Barata/Reprodução)

A vilinha, que pertence ao município de Colares, nos arredores de Sintra, tem menos de mil habitantes. Sua praia está cercada de falésias altas e a geografia desenha uma bela piscina natural na maré cheia.

A piscina natural que se forma com a maré alta
A piscina natural que se forma com a maré alta (Bruno Barata/Reprodução)

A água é fria. Beeem fria. Mas quem é que vai a Azenhas para mergulhar? Eu não. (Brincadeira, muita gente vai!)

O acesso à praia: falésias gigantes e lindas
O acesso à praia: falésias gigantes e lindas (Bruno Barata/Reprodução)

Eu vou a Azenhas para comer.

O restaurante: debruçado sobre a piscina e o mar
O restaurante: debruçado sobre a piscina e o mar (Bruno Barata/Reprodução)

Desde que descobri o restaurante Piscinas Azenhas do Mar repito o programa com frequência: saio de casa no começo da tarde e chego lá pelas 15h, 16h, quando o sol deixa tudo meio dourado. Reservo uma mesa na varanda (se estiver calor) ou na janela (se estiver frio). Peço um bom vinho branco da região vizinha de Colares. E repito, sem a menor culpa, o mesmo prato SEMPRE: cataplana de polvo, camarões e amêijoas.

A cataplana de polvo de amêijoas: de chorar (e repetir sempre)
A cataplana de polvo, camarões e amêijoas: de chorar (e repetir sempre) (Bruno Barata/Reprodução)

Não sem antes me entregar às delícias do couvert, que sempre inclui um queijo de Azeitão derretendo de tão mole – o meu queijo português preferido. O meu inclui ainda delícias como arroz de polvo, bacalhau à lagareiro, amêijoas à Bulhão Pato e peixes grelhados na hora no carvão.

Continua após a publicidade
Minha mesa preferida: ao lado do janelão de vidro
Minha mesa preferida: ao lado do janelão de vidro (Bruno Barata/Reprodução)

A tarde no Piscinas passa sem pressa, entre brindes e suspiros com aquele visual arrebatador. Sempre que recebo pessoas especiais eu repito o programa – na minha opinião, é dos melhores bate-e-voltas que se pode fazer a partir de Lisboa. Minha mãe foi a última companheira de cataplana. Voltou para o Brasil sonhando com Azenhas. Promessa feita: a gente vai voltar lá, mãe! E antes do próximo verão, pode anotar!

Eu e a cara de feliz da minha mãe, de frente para o mar: volta garantida
Eu e a cara de feliz da minha mãe, de frente para o mar: volta garantida (Bruno Barata/Reprodução)

Em tempo: uma refeição, com vinho, couvert, prato e sobremesa, custa cerca de € 30 por pessoa. Vale conferir a previsão do tempo antes de pegar a estrada, pois este litoral, do outro lado da Serra de Sintra, pode ter um clima bastante instável e diferente do clima da capital. A melhor maneira de chegar até lá é de carro.

Leia tudo sobre Portugal

Publicidade