O artista Vhils cria mural em homenagem à Marielle Franco em Lisboa

O renomado artista português realizou um painel em homenagem à vereadora e ativista em miradouro reaberto depois de muitos anos

#mariellepresente: A mais recente obra de Vhils em Lisboa nos fala diretamente à alma #mariellepresente: A mais recente obra de Vhils em Lisboa nos fala diretamente à alma

#mariellepresente: A mais recente obra de Vhils em Lisboa nos fala diretamente à alma (Portfólio Vhils | Bruno Lopes/Reprodução)

Enquanto o nome de Marielle estampa os jornais brasileiros em manchetes recentes de vandalismo, em Lisboa as razões são outras – e lindas. O português Vhils, um dos maiores nomes da street art do mundo, acaba de esculpir um painel de homenagem a ela no Miradouro Panorâmico do Monsanto. O projeto fez parte da campanha BRAVE, da Anistia Internacional, que tem como objetivo homenagear mulheres defensoras dos direitos humanos. O lugar, que durante muito tempo ficou fechado, é agora uma atração e tanto para colocar num tour pela capital.

Autor de um belo painel que enfeita o terraço do MAR, no Rio de Janeiro, Vhils tem obras espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Sua marca registrada são rostos de pessoas esculpidos nas fachadas de construções urbanas. Lisboa tem uma coleção deles – e estes são alguns dos mais emblemáticos, que formam um circuito cheio de graça para quem visita a capital portuguesa:

A fadista Amália Rodrigues em pedras portuguesas A fadista Amália Rodrigues em pedras portuguesas

A fadista Amália Rodrigues em pedras portuguesas (Portfólio Vhils | Bruno Lopes/Reprodução)

Tributo à fadista Amália Rodrigues

Fica em Alfama, na Rua dos Cegos, um de seus trabalhos que foge à regra das fachadas. O rosto de Amália foi esculpido em pedras da calçada portuguesa numa das regiões mais tradicionais de Lisboa. Fica na altura do número 42.

O belo visual da ponte enfeitado pelo artista O belo visual da ponte enfeitado pelo artista

O belo visual da ponte enfeitado pelo artista (Portfólio Vhils | Alexander Silva/Reprodução)

Dissecção

Impossível não se impressionar com a gradiosidade deste painel em plena Avenida da Índia, em Alcântara, com a Ponte 25 de Abril fazendo papel de figurante como pano de fundo.

Dueto luso-italiano no Jardim do Tabaco Dueto luso-italiano no Jardim do Tabaco

Dueto luso-italiano no Jardim do Tabaco (Portfólio Vhils | Target/Reprodução)

Doca do Jardim do Tabaco

À beira-Tejo, este painel que ocupa toda a lateral de uma fachada foi um collab entre Vhils e o italiano PixelPancho para o projeto Underdogs.

Reserve aqui a sua hospedagem em Lisboa

Todas as fotos deste post foram reproduzidas a partir do portfólio do artista.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s