Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Arredores de Lisboa: um pulinho na praia

Areia, calçadão e cafés são motivos para dar uma escapada ao litoral

Por Rachel Verano
Atualizado em 17 mar 2021, 13h01 - Publicado em 4 jun 2017, 18h33
Pôr-do-sol com maresia: quem resiste?
Pôr do sol com maresia: quem resiste? (Bruno Barata/Reprodução)

Já cansei de ouvir que brasileiro quando cruza o Atlântico quer tudo menos praia. Mas eu discordo. Primeiro porque acho que é pretensão demais da nossa parte achar que praia bonita temos de sobra no Brasil e basta. Segundo porque acho que uma boa prainha não faz mal a ninguém – e é um “break” pra lá de especial no meio de umas férias no auge do verão. Ok, talvez eu pense assim por ser mineira criada entre montanhas. Mas o fato é que não dispenso uma maresia.

A Praia de Carcavelos: 20 minutos de Lisboa
A Praia de Carcavelos: a 20 minutos de Lisboa (Bruno Barata/Reprodução)

Lisboa está cercada de praias gostosas, e não é preciso nem cruzar o Tejo para chegar até elas. Os cerca de 30 quilômetros de beira-mar entre a capital e Cascais são uma escapada deliciosa nos dias mais fervilhantes – e chega-se facilmente de ônibus até praticamente a areia. Cada baiazinha (repito: de areia!) tem um café providencial para deixar as horas passarem sem pressa. A água fria quase passa despercebida. 

Continua após a publicidade
Trecho do calçadão entre Cruz Quebrada e Caxias: passeio delícia
Trecho do calçadão entre Cruz Quebrada e Caxias: passeio delícia (Bruno Barata/Reprodução)

Nos últimos anos, vários trechos da região ganharam “paredões”, espécie de calçadões debruçados sobre as praias, ideais para passear ou praticar esportes. Além do clássico trecho que liga o Estoril a Cascais, o mais antigo, alguns dos melhores pedaços estão em Paço d´Arcos, Oeiras e Carcavelos.

Publicidade