Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Achados de arte em Lisboa, pela expert Julia Flamingo

A jornalista brasileira, especialista no tema e criadora da plataforma Bigorna, entrega as suas melhores descobertas na capital

Por Rachel Verano
Atualizado em 6 mar 2019, 19h33 - Publicado em 6 mar 2019, 17h17
Julia e a Ponte 25 de Abril: a rota da arte contemporânea em Lisboa
Julia e a Ponte 25 de Abril: a rota da arte contemporânea em Lisboa (Arquivo pessoal/Reprodução)

A jornalista paulistana Julia Flamingo, moradora de Lisboa desde o ano passado, tem por hobby, paixão e profissão descobrir os melhores endereços de arte por onde passa. Sorte a nossa. Ex-crítica de exposições da VejaSP e colaboradora de revistas como Harper’s Bazaar e ArteCapital, ela é também o nome por trás da plataforma de conteúdo Bigorna, que propõe um olhar didático sobre a arte contemporânea no mundo (não perca o seu instagram, @bigorna_art). A seguir, ela divide em primeira mão – e em primeira pessoa! – o seu roteiro imperdível de espaços de arte que já garimpou na capital portuguesa:

Appleton
Este é, para mim, o espaço independente mais legal de Lisboa. Nos últimos onze anos, a Appleton vem promovendo exposições experimentais de artistas do mundo todo, muito consistentes e bem montadas. Além disso, oferece uma programação recheada de performances, dança, música e conversas no subsolo, num projeto que chama Appleton Box.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Últimos dia! / Last day! James Newitt Delay Exposição apoiada por: Contemporary Art Tasmania Australia Council for the Arts UDRA / SANJOSE Mecenas Appleton: HCI // Colecção Maria e Armando Cabral @appletonassociacaocultural #jamesnewitt #delay #appletonsquare #appletonassociacaocultural #exposicao #alvaladeartdistrict#alvalade #lisboa#contemporaryart#artecontemporanea #lastday #ultimodia #contemporaryarttasmania#australiacouncilforthearts #udra#sanjose #tasmaniangovernment

A post shared by Appleton - Associação Cultural (@appletonassociacaocultural) on

Central Tejo
O prédio novo do MAAT já virou ícone da arte em Portugal, mas muitos esquecem de entrar na sua construção mais antiga, que fica logo ali ao lado. A Central Tejo ocupa uma antiga estação de energia, que vale por si só a visita. Tem ainda exposições temporárias de artistas contemporâneos e abriga uma mostra educativa sobre energia – um programa gostoso também para fazer em família.

View this post on Instagram

Estão abertas as candidaturas à 25ª edição do Programa de Estágios do MAAT! Um programa de 6 meses destinado a alunos do ensino superior, a frequentar cursos nas áreas de ciências ou artes. Uma oportunidade única para desenvolver várias competências, através do contexto real de funcionamento do museu. Interessado? 👉 link na bio. // 📷 @vince_rl. Obrigado #maatlover!✨ . . . . The MAAT museum Internship Program is back with its 25th edition! A 6 month program that provides practical experience and the development of many skills. . #maatmuseum #fundacaoedp #science #ciencias #estagios #internship #liderança #workexperience #museum #art #architecture #technology #lisboa #portugal

A post shared by MAAT Museum (@maatmuseum) on

Continua após a publicidade

Galeria Francisco Fino
Marvila funcionou como um bairro de fábricas até os anos 1980 e depois disso ficou completamente abandonado. Nos últimos anos, o bairro vem sendo ocupado por galerias, coworkings de criação e ateliês de artistas e designers que transformaram o aspecto decadente em um dos bairros mais descolados de Lisboa. A Galeria Francisco Fino é uma dessas iniciativas: ela está num antigo galpão de azeite e recebe mostras de artistas jovens.  

View this post on Instagram

Come visit our booth @feriaarco You can find us in the Opening Section | Booth 9OP15 where we’re showing a solo presentation by Mariana Silva! #galeriafranciscofino #contemporary #art #gallery #artfair #arco #arco2019 #madrid #spain #marianasilva

A post shared by Galeria Francisco Fino (@galeriafranciscofino) on

Livraria Stet
Alvalade é um dos bairros mais locais e deliciosos de Lisboa – a zona tem um ar de nostalgia até para quem nunca passou por ali! A livraria Stet chegou lá no último ano e é um achado entre as lojas locais, que são bem antigas. O espaço é voltado para livros feitos por artistas do mundo todo: dá vontade de ficar horas folheando as publicações.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Stet en #artslibris #arcomadrid2019

A post shared by STET - livros & fotografias (@stet_books) on

Caminho entre o LACS e o LX Factory
Um pôster gigante do Jorge Molder está colado na empena do LACS, um antigo refeitório de marinheiros, na zona de Santos. Beirando o rio Tejo, vale fazer uma caminhada até o LX Factory, passando pelos grafites e pixos que estão espalhados pelas paredes, muros e chão das ruas. O LX Factory tem arte urbana por todos os lados, além de pequenas galerias e exposições escondidas.

View this post on Instagram

We own the night [of Lisboa]. #nightlife #lisboa #edplivebands #odlx20 #red #music #alcantara

A post shared by LX Factory (@lxfactory) on

Continua após a publicidade

Galeria Filomena Soares
Com certeza, a mais linda galeria de Lisboa, além de ser uma das mais potentes galerias do país. A Filomena Soares fica num galpão em Beato, zona que junto a Marvila forma a região dos bairros mais descolados da cidade quando o assunto é arte contemporânea. A galeria representa artistas no naipe de Rui Chafes, Helena Almeida e Rodrigo Oliveira. Não deixe de subir ao terraço: tem um pavilhão lindo do Dan Graham com vista para o porto de Lisboa.

View this post on Instagram

Dan’s World by Dan Graham // rooftop pavilion #dangraham #pavilion #galeriafilomenasoares

A post shared by Galeria Filomena Soares (@gfilomenasoares) on

Hangar
Num dos belíssimos miradores do bairro da Graça tem uma portinha que leva para o prédio onde fica esta residência artística. No térreo, sempre tem boas exposições e um café delicioso. Para conhecer os outros andares, basta pedir para a equipe receptiva, que te leva visitar os estúdios de artistas e, quando tiver sorte, vê-los trabalhando e conversar com alguns deles. Vale acompanhar a programação no Facebook: eles promovem encontros bem informais e agradáveis com os artistas residentes.  

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

UNSPOKEN, a primeira criação da Companhia do Sítio, será apresentada nos dias 14, 15 e 16 de Março às 21:30 no Hangar. Reservas: companhiadositio@gmail.com

A post shared by Hangar Centro de Investigação (@hangar_cia) on

Culturgest
Pegue o metro até Campo Pequeno e, na saída da estação, você não demora para encontrar o grandioso prédio do Cuturgest, um dos centros culturais que mais fervilham da cidade. As exposições são grandes e impactantes e valem uma visita sem pressa. Depois não deixe de passar na livraria, que tem ótimas publicações de arte e, se ainda sobrar tempo, esse é o lugar para assistir a peças de teatro nada convencionais.

View this post on Instagram

🔜 #stevepaxton

A post shared by Culturgest (@culturgest) on

Em tempo: uma vez por mês a Julia guia tours de arte em Lisboa e sempre divulga as datas no Instagram. Fica aqui a promessa de ir ao próximo e contar tudinho aqui!

Reserve a sua hospedagem em Lisboa aqui.

Publicidade