Os cenários italianos do filme ‘Me chame pelo seu nome’

A casa que serviu de cenário está à venda por € 1,7 milhão, mas há outras locações que podem ser conhecidas em passeios de bate-e-volta desde Milão

É num clima de dolce far niente, expressão italiana que significa algo como “a doçura de não fazer nada”, que ‘Me chame pelo seu nome’ mostra as férias de verão de Elio e Oliver no início dos anos 1980. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, o filme encanta não só pela história de amor entre os personagens, mas também pela ambientação no norte da Itália.

Boa parte da narrativa se desenrola na casa da família de Elio, uma típica vila italiana cercada por jardins e com uma gostosa mesa ao ar livre para as refeições. A propriedade usada para as gravações se chama Vila Albergoni, tem dois hectares, data do século 16 e… está à venda, pela pechincha de € 1,7 milhão (!).

Se o próprio diretor do filme, Luca Guadagnino, desejou a casa, mas não teve dinheiro para comprá-la, só nos resta conhecer os demais cenários do filme. Por sorte, toda a história se passa na região da Lombardia e as locações podem ser facilmente visitadas em passeios de bate-e-volta desde Milão:

Busque hospedagens na Lombardia

Crema

 (Zineb Bayad/Reprodução)

A Vila Albergoni fica nos arredores de Crema. Segundo o diretor Luca Guadagnino, a cidadezinha foi escolhida por “ser essencialmente italiana, sem passar uma ideia pré-concebida de Itália”. Mas, cá entre nós, também deve ter influenciado o fato dele mesmo morar ali. As principais atrações locais são o Santuario di Santa Maria della Croce e o Arco de Torrazzo. Esse último, situado na Piazza Duomo, serviu de pano de fundo para uma conversa entre Elio e Oliver à mesa.

Como chegar: A cidade fica a uma hora de carro de Milão e leva-se o mesmo tempo para chegar até lá de trem. Da estação Milano Centrale, é preciso viajar até Treviglio e ali fazer a conexão até Crema.

Veja também

Pandino

 (Call me by your name/Reprodução)

Pertinho de Crema, Pandino foi o local escolhido para a gravação da cena em que Elio começa a se declarar para Oliver, enquanto os dois circulam em torno de um memorial de guerra na Piazza Vittorio Emanuele II. As demais cenas de bicicleta foram gravadas em estradas ladeadas de árvores que levam para cidades vizinhas como Moscazzano e Montodine.

Como chegar: Para quem está motorizado, uma boa ideia é visitar Crema e depois passar por Montodine e Moscazzano no caminho para Pandino. No final do dia, Milão estará a menos de uma hora de distância. Sem carro, a logística é um pouco mais complicada. Do centro de Milão, é preciso pegar o metrô linha amarela até a estação San Donato, de onde saem ônibus para Pandino.

Veja também

Sirmione

 (Call me by your name/Reprodução)

Provavelmente a locação mais bonita do filme, Sirmione nada é mais do que um braço de terra que se estende sobre o Lago di Garda, o maior lago da Itália. A cidade guarda praias de água cristalina, um casario colorido e o medieval Castello Scaligero, mas o que levou Elio e Oliver até lá foram as chamadas Grotte di Catullo, sítio arqueológico com remanescentes de uma vila romana.

Como chegar: As duas estações de trem mais próximas são Desenzano e Peschiera del Garda e de cada uma delas saem ônibus para Sirmione. De carro, são duas horas desde Milão.

Veja também

Bergamo

 (Call me by your name/Reprodução)

Já no final do filme, Elio e Oliver viajam para Bergamo, cidade medieval aos pés dos Alpes. Durante as cenas dos dois bêbados, dá para reconhecer atrações locais como a Basilica di Santa Maria Maggiore e o Duomo di Bergamo. Mas é preciso se afastar do centro para conhecer a Cascate del Serio que, com 315 metros de altura, é a maior cachoeira da Itália e a segunda maior da Europa.

Como chegar: De carro ou de trem, o trajeto entre Milão e Bergamo leva pouco mais de uma hora.

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Ainda não vi este filme mas, pela ambientação tenho certeza que vai valer muito assistir. https://prapraia.com.br

    Curtir