Como funciona o “aperitivo”, o happy hour italiano

Em boa parte dos bares italianos, pagando por um drink você se serve à vontade no buffet de petiscos - que muitas vezes é quase um jantar completo

É possível entender muito do modo de vida italiano através do aperitivoPor todo o país, é comum que ao anoitecer os bares cobrem um valor fixo pelos drinks, que dão direito a se servir à vontade em um buffet de petiscos. Essa espécie de promoção, cujo valor gira em torno dos € 6 aos € 12, costuma começar às 19h e se estender até às 21h.

Veja também

É nesse momento, entre o fim do expediente e o jantar, que os italianos se espalham pelas mesinhas para relaxar, se encontrar com os amigos e namorar. O costume fica ainda mais gostoso durante o verão, quando o calor atrai todos para a rua e o sol só vai embora lá pelas 21h.

 (Marco Mosti/Flickr)

Quando se fala em aperitivo aqui no Brasil, o que vem à mente são queijos, azeitonas, torradinhas… Mas na Itália, terra dos glutões, o termo ganha outras proporções. Alguns bares oferecem um buffet tão farto que o negócio passa a ser chamado de apericena, junção de aperitivo com cena, que significa “jantar” em italiano.

Veja também

Pagando apenas pela sua bebida, dá para fazer uma refeição para lá de econômica com massa, pizza, salada, legumes, bruschetta, pão, queijo, prosciutto crudo e afins. Não à toa, o esquema faz sucesso entre os estudantes universitários antes da balada e – por que não? – entre os turistas que gostam de uma economia.

 (Londonita/Reprodução)

Cerveja e vinho são possíveis pedidas, mas também vale aproveitar a oportunidade para experimentar os coquetéis mais tradicionais do país. Típico de Florença, por exemplo, o negroni leva gin, vermute rosso e Campari e é enfeitado com uma casca de laranja. Outras boas opções são o rossini, que mistura prosecco e suco de morango, e o bellini, de prosecco com suco de pêssego. Mas o clássico dos clássicos é o spritz, com aperol, prosecco, uma rodela de laranja e bastante gelo.

Veja também

Seja qual for a escolha, quando estiver com seu copo na mão, pare para observar os italianos. Durante o aperitivo, fica claro o apreço que eles têm por comida de boa qualidade, pela fartura e, principalmente, pela qualidade de vida. Afinal, lá estão eles deixando o tempo passar devagar entre taças e quitutes.

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s