Imagem Blog Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição
Continua após publicidade

A casa do filme Sob o Sol da Toscana virou hospedagem

Além de passear pela cidadezinha reconhecendo os cenários, é possível se hospedar na Villa Laura, casarão onde boa parte do filme foi gravado

Por Barbara Ligero
Atualizado em 7 mar 2023, 18h58 - Publicado em 10 jul 2018, 19h09
Toscana
A vila que serviu de cenário para o filme com Diane Lane. (Villa Laura/Divulgação)

A Toscana é um desses lugares que podem fazer você querer trocar a posição de turista pela de morador. Foi isso que aconteceu com a escritora norte-americana Frances Mayes, que se deixou levar pelo impulso de comprar uma vila nos arredores de Cortona durante uma viagem pós-divórcio. O desafio de reformar uma casa de campo e se habituar ao modo de vida italiano deu origem ao livro Sob o sol da Toscana e, mais tarde, ao filme de mesmo nome com Diane Lane.

Distante 120 quilômetros de Florença, o vilarejo de Cortona merece ser incluído no roteiro, seja pelas vistas ou pelas ruazinhas charmosas. Mas os fãs do filme também vão se divertir reconhecendo os cenários, como a Piazza della Repubbica. É ali que acontece o mercado, que Frances escreve um cartão-postal para outro viajante e também onde o coro de crianças se apresenta no Natal.

Toscana
A escadaria do Palazzo Comunale é recorrente no filme. (Sorin Popovich/Flickr)

Boa parte das gravações, no entanto, foram feitas na Villa Laura: um casarão real, a seis minutos do centro da cidade, que serviu de locação para as cenas da protagonista em sua nova moradia. A propriedade do século 17 passou por uma bela renovação e agora pode ser alugada pelos viajantes através do Airbnb.

A estadia mínima é de sete dias, tempo perfeito para explorar as principais atrações da Toscana em passeios de bate-e-volta, e os seus dez (!) quartos acomodam confortavelmente vinte (!) pessoas. Fora as vistas para Cortona e os bonitos olivais que a cercam, a casa possui uma cozinha moderna com ilha central, forno de pizza, adega subterrânea e mesa ao ar livre no jardim, tudo pensado para curtir ao máximo a gastronomia local. Isso sem falar da piscina e da sala de jogos.

Toscana
Bem que a Frances queria ter encontrado a casa assim… (Villa Laura/Divulgação)
Toscana
Já se imaginou preparando umas bruschetas aqui? (Villa Laura/Divulgação)

Ainda assim, com diárias que começam em R$ 11.234, sendo o mínimo 7 diárias, a estadia bem que poderia incluir também os divertidos operários poloneses ou, melhor ainda, o bonitão do Raoul Bova, que interpreta Marcello, o par romântico de Frances no filme. Conseguindo convencer outras 16 pessoas a se hospedarem com você, a empreitada fica um pouco mais viável, a R$ 702 por cabeça.

Se não rolar, ainda é possível dar uma espiadinha na Villa Bramasole, a real casa onde a escritora Frances Mayes passa os verões até hoje. Por se tratar de uma propriedade privada, não é possível visitar o seu interior, mas da estrada é possível ver a fachada e os jardins. Fica a apenas cinco minutos do centro de Cortona e basta digitar ‘Villa Bramasole’ no Google Maps para achá-la.

Continua após a publicidade
Toscana
A real casa de Frances Mayes. (Frances Mayes Books/Reprodução)

Além disso, existe a possibilidade de alugar outras casas encantadoras (e mais “econômicas”) para viver os seus próprios dias sob o sol da Toscana. Veja uma lista de dez vilas que preservaram suas características antigas, mas ganharam modernidades para uma estadia mais do que confortável e estão disponíveis para locação no Airbnb.

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre a Toscana

Busque hospedagem na Toscana pelo Booking

Busque hospedagem na Toscana pelo Airbnb

Continua após a publicidade

Veja as melhores opções de voos para Itália

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade