7 companhias aéreas de baixo custo para viajar pelo mundo

Quando viajo, tenho um lema: se for barato, passar algumas horas apertada ou desconfortável não me fará mal nenhum. Isso é uma opção pessoal, já viajei bastante de carro e ônibus e não costumo me importar (muito) em passar perrengue em nome de um bem maior: o bem-estar do meu bolso!

Há pessoas, porém, que prezam copiosamente por conforto ou têm uns trocadinhos a mais para gastar. Se este não for o seu caso e se você estiver a procura de pechinchas (como eu), estas companhias podem ser do seu interesse.

+ Afinal, qual é o dia mais barato para comprar passagens aéreas?
+ Por que as janelas dos aviões nunca estão alinhadas com as poltronas?

Conhecidas por oferecer tarifas e preços abaixo da média – em comparação com as suas concorrentes nacionais -, as companhias baixo custo (low cost) costumam transportar mais pessoas e atuar em rotas menos movimentadas. Em troca, os seus passageiros recebem menos serviços e benefícios que os de outras empresas aéreas, como serviço de bordo pago ou atendimento em lojas físicas.

Veja alguma das principais companhias de baixo custo do mundo:

 

América Latina

Wingo

Com raízes colombianas, a Wingo é uma nova companhia (nasceu como um ramo da Copa Airlines), planejada para ser uma low cost e atender o mercado mais regional de interesse da Copa.

Até o momento, sua frota conta com apenas 16 aeronaves (Boeing 737, com somente uma classe), que atenderão 16 cidades, em 10 países do Caribe e da América Central. Os destinos mais interessantes são Aruba, Cartagena e Punta Cana.

+ Passagem pro Caribe a RS 50! Nasce a Wingo, a Ryanair latina

 

Europa

Easyjet

O Reino Unido, como um país percursor do capitalismo, não poderia deixar de ter uma fatia de seu mercado (mais “humilde”) aéreo sem dono. A Easyjet oferece passagens consideravelmente mais baratas do que as suas concorrentes inglesas, mas cai no infortúnio da maior parte das companhias low cost: cobra para o despacho de bagagens e por serviço de bordo. O lado bom é que, apesar de ser de baixo custo, oferece um ótima gama de destinos – são 130, em 30 países, inclusive fora da Europa.

Raynar

Esta companhia irlandesa realmente faz de tudo para diminuir os custos e poder deixar o preços de suas passagens rentes ao chão. Inclusive, não cobrar nem mesmo um centavo pelo voo, apenas a taxa de embarque!

Tamanho desconto, não poderia ser boa coisa. Dito e feito, a empresa tem tarifas tão baixas, que costuma cobrar por qualquer tipo de mordomia – inclusive para ir ao banheiro!

+ Ryanair planeja oferecer voos gratuitos em dez anos

Aeronaves da Ryanair (foto: divulgação)

Aeronaves da Ryanair (foto: divulgação)

Estados Unidos

Southwest

Pioneira, este companhia foi a primeira no mundo a apostar no mercado low cost, no ano de 1971. Apesar da atitude vanguardista, a empresa, hoje, não é tão radical quanto as suas rivais de baixo custo. Conta com aeronaves com bastante espaço para as pernas e não cobra para despachar as bagagens.

Dentro do avião, lanches e bebidas mais simples são oferecidas gratuitamente pelo serviço de bordo, mas se o passageiro quiser comer algo elaborado, precisará desembolsar alguns dólares. Quanto ao entretenimento, é preciso pagar pelo acesso a filmes e à internet (WiFi).

Boeing 737 da Southwest, a empresa baixo custo mais antiga do mundo (foto: Flickr/Pieter van Marion)

Boeing 737 da Southwest, a empresa baixo custo mais antiga do mundo (foto: Flickr/Pieter van Marion)

JetBlue

Uma das empresas mais em conta dos Estados Unidos tem ascendência verde e amarela. A companhia foi fundada pelo brasileiro David Neeleman (que também criou a Azul) e oferece uma ampla gama de rotas e destinos, principalmente pelo estados americanos, assim como Caribe e América Latina.

Os preços não são tão baixos quanto os das suas concorrentes, mas a companhia têm outros pontos positivos que compensam, como não cobrar pela primeira bagagem, entretenimento a bordo e WiFi. A alimentação é no mesmo estilo da Southwest, mas há mais opções de lanches (até que bons) gratuitos. 

Por dentro da cabine do A320, da jetBlue (foto: divulgação)

Por dentro da cabine do A320, da jetBlue (foto: divulgação)

Ásia

Air Asia

Esta empresa já ganhou diversas vezes o prêmio da SkyTrax de melhor companhia de baixo custo do mundo. Apesar da qualidade no atendimento e das aeronaves, praticamente todo tipo de serviço extra é cobrado. O lado bom é que há diversas alternativas de destinos. São mais de 100 pela Ásia e Austrália.

+ Fotógrafo faz ensaio INCRÍVEL em vários aeroportos do mundo – e o resultado é impressionante!
+ Nojo: pesquisa revela os lugares mais sujos de um avião 

 

Brasil

Na nossa terrinha garrida, não há companhias que oferecem preços tão low cost quanto estas empresas acima. A Azul e a Gol (depois da incorporação da Webjet), entretanto, são conhecidas por oferecer preços levemente mais benevolentes e, para compensar, menos benefícios à bordo.

A Azul, especificamente, é reconhecida por ser a melhor custo-benefício. Bons preços, sem deixar de fornecer um serviço de qualidade – até ganhou o prêmio Skytrax, na categoria “melhor empresa low-cost” da América Latina. Costuma atuar somente em rotas nacionais e sem muito movimento, ganhando um público mais esparso e atendendo uma parcela do mercado regional, que as grandes e tradicionais companhias não tem tanto interesse.

A Azul pode ser considerada a companhia mais baixo custo do Brasil (foto: divulgação)

A Azul pode ser considerada a companhia mais baixo custo do Brasil (foto: divulgação)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s