Estes são os países com mais calor humano por metro quadrado

Pesquisa realizada por psicólogos mostra quais são os países em que é mais permitido interagir com as pessoas com mais proximidade

Não sei você, mas eu adoro viajar para conhecer pessoas. Se você for dos meus, vai querer anotar essa lista dos países que, culturalmente, têm os menores espaços pessoais.

Uma pesquisa publicada no periódico científico Journal of Cross-Cultural Psychology entrevistou 9 mil pessoas em 42 países do mundo. Na entrevista, os cientistas pediram para cada um dos participantes indicar a distância em que preferem se relacionar pessoalmente com estranhos, com conhecidos e com amigos íntimos.

Essa distância é o que os pesquisadores chamam de espaço pessoal. De acordo com o estudo, “é a distância que mantemos em interações interpessoais, ou em outras palavras, o “espaço da respiração”, uma área abstrata que está ao redor de cada um. Este espaço ajuda a regular a intimidade em interações sociais.”

E pode ficar chocado: o Brasil, que foi analisado, não está na lista dos países com menos espaço pessoal. Esquenta a água pro mate porque o topo da lista é dos nossos hermanos:

1. Argentina
2. Peru
3. Bulgária
4. Ucrânia
5. Áustria
6. Eslováquia
7. Rússia
8. Grécia
9. Sérvia
10. Itália

A pesquisa também definiu os países em que os cidadãos mantêm mais espaço entre pessoas durante conversas. E, felizmente, o Brasil também não está nesta lista:

1. Romênia
2. Hungria
3. Arábia Saudita
4. Turquia
5. Uganda
6. Paquistão
7. Estônia
8. Colômbia
9. Hong Kong
10. China

Uma das conclusões do estudo diz que os países em que o espaço pessoal é menor são mais quentes (sim, quentes no sentido de temperatura, de clima) do que os países em que o espaço de interação humana é maior.

A resposta dos entrevistados não só revelou uma diferença cultural (e climática) entre países, como também entre gêneros e idades. Crianças são mais propensas a aceitar diferenças espaciais menores em interações com outras pessoas. E mulheres também costumam aceitar mais espaços menores em suas interações humanas.

Quando a interação é feita entre amigos íntimos, as diferenças de gênero e idade desaparecem. Ou seja, entre bons amigos, é só chegar. Entretanto, nos países mais frios, o espaço entre amigos próximos é ainda menor do que em outros países.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s