5 filmes dos Caminhos de Santiago de Compostela para inspirar seu mochilão

Se você ainda não juntou coragem para fazer o caminho de Santiago de Compostela, deixe esses longas inspirarem o seu mochilão

Vamos combinar que atravessar praticamente a Espanha inteira (ou Portugal, ou a França…) com uma mochila nas costas é muito mais do que um mochilão. É uma viagem de autoconhecimento. Todo mundo que faz o Caminho de Santiago de Compostela volta de lá renovado, cheio de esperanças sobre a vida, a humanidade e o mundo.

Mas se ainda falta um pouco de força de vontade para botar uma mochila nas costas e caminhar por cerca de 800 quilômetros, aí vai uma listinha de cinco filmes que falam sobre os Caminhos de Santiago para te inspirar :)

5. Camino, The Journey to Santiago (2012)

Esse é para inspirar!Esse é para inspirar!

São 60 minutos de um documentário sobre os 800 quilômetros do Camino Francés, o mais percorrido de todos. As imagens são belíssimas, dessas de tirar o fôlego, e dão uma prévia (e que prévia!) do que os peregrinos costumam encontrar na trilha.

4. Walking the Camino: Six Ways to Santiago (2013)

Ok, esse documentário também tem cenas bonitasOk, esse documentário também tem cenários bonitos

Mais um documentário. Afinal, o Caminho é real, e você também, e você fazendo o Caminho também pode ser algo real :) Ele é um pouco mais ~documentado~ que o anterior, porque é cheio de depoimentos de seis peregrinos de diversas idades, que também te dão uma prévia que as imagens bonitas não contam: às vezes você vai se deparar com alguns perrengues (e que perrengues!). Veja o trailer (que começa com maravilhoso depoimento sobre roncos em albergues):

3. Al Final del Camino (2009)

Eles se odeiam, não, peraEles se odeiam, não, pera

Claro que, como estamos falando de um caminho originalmente espanhol, um filme espanhol daqueles bem escrachados e apaixonados, estilo Almodóvar, não poderia faltar nessa lista. Em “Al Final del Camino”, uma jornalista e um fotógrafo que se odeiam precisam, juntos, fazer uma reportagem sobre um guru que faz terapia de casais durante o Caminho de Santiago. Os dois fingem que são um casal (mas não precisam fingir que se odeiam) e passam por situações absurdas e hilárias. A gente até já sabe qual vai ser o final do caminho, mas o que importa é a diversão que se passa durante ele, certo?

2. Onde Está a Felicidade? (2011)

Abençoada, não. Bem suadaAbençoada, não. Bem suada

Sim, tem filme brasileiro nessa lista! Com Bruna Lombardi, o filme conta a história de uma peruaça (a própria Bruna) que está à beira de um divórcio e resolve fazer o caminho para pensar na vida. Mas ela não tinha ideia dos perrengues (vide filme 4 da lista) que enfrentaria no percurso. Ah! É uma comédia. Muito boa, por sinal:

1. The Way (2010)

Martin Sheen segue os caminhos do filho para entender a alma delePai segue os caminhos do filho para entender a alma dele

Esse é a ~cereja do bolo~. Se for para escolher um dos filmes dessa humilde lista, fique com ele. Após receber a notícia de que o filho havia sido morto enquanto fazia o Caminho de Santiago, o pai (interpretado por ninguém menos que Martin Sheen) parte, com mochila nas costas, pelo mesmo caminho. Se o trailer já é emocionante, imagine o filme inteiro. Para chorar na pia:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s