Família Schurmann Por Blog Sejam bem-vindos à tripulação Schurmann e bons ventos!

Uma viagem pode mudar a sua vida (e da sua família também)

Por Família Schurmann Atualizado em 27 fev 2017, 15h07 - Publicado em 24 jun 2016, 17h30

Quando planeja e realiza uma viagem, você pensa nos possíveis ganhos dessa deliciosa aventura?

A resposta imediata de muitos geralmente está relacionada à descoberta, ao novo. Lugares, sabores, pessoas, hábitos, culturas etc. Sendo curta ou longa a distância, um destino diferente da nossa terra natal sempre reserva alguma novidade.

Mas nós temos uma resposta diferente para você! Uma viagem pode sim mudar a sua vida e das pessoas que estão ao seu redor! Como? Então, prepare-se para uma viagem no tempo!

Na década de 70, eu e Vilfredo ganhamos de presente da minha mãe uma viagem para o Caribe. Naquele momento, éramos apenas quatro: nós dois e nossos filhos Pierre e David (que era bebezinho), que ficaram no Brasil sob os cuidados da avó.

Durante essa viagem, fizemos um passeio de veleiro. Nossa! Que sensação maravilhosa! Ali mesmo, naquele mar lindíssimo do Caribe, prometemos a nós mesmos que voltaríamos um dia com nossos filhos e a bordo do nosso próprio veleiro.

Para esse “um dia” se tornar realidade, definimos uma data: no aniversário de 10 anos de David. Seguindo essa ideia, tivemos 10 anos para planejar todos os detalhes, enfrentar desafios, superar eventuais obstáculos e ainda providenciar um quinto tripulante (rs). Isso porque, três anos depois da viagem ao Caribe e do nosso pacto em alto mar, engravidei do Wilhelm.

Continua após a publicidade

Sabe o que era mais incrível (e positivo) nesse processo preparatório? Todos nós participamos dos preparativos, inclusive os meninos. Vendo as crianças a bordo se transformando em mini-marinheiros afastava qualquer ideia de que estaríamos privando-os de alguma coisa e aumentava a certeza que proporcionaríamos algo maior.

Se em casa o quintal era um espaço limitado, no veleiro, o playground passaria a ser a imensidão do mar. Se na escola eles conviviam com algumas dezenas de crianças semelhantes, a partir daquela viagem, eles passariam a conviver com centenas, milhares de crianças de culturas e hábitos diferentes.

Lá no Caribe, eu e Vilfredo comungamos de uma mesma sensação de liberdade arrebatadora e, em 1984, finalmente abandonamos a vida estável e confortável em terra firme e zarpamos para a realização do nosso sonho! E assim vivemos por dez anos: velejando pelo mundo, conhecendo e descobrindo novas aventuras… e fazendo daquele sonho a razão das nossas vidas.

A partir daí, não paramos mais! Em 1997, refizemos a histórica travessia de Fernão de Magalhães com a Magalhães Global Adventure. Passadas algumas aventuras marítimas e as crianças, agora, homens feitos e até mesmo pais de uma nova geração, voltamos a exercitar o desapego. Desde 21 de setembro de 2014, o novo veleiro Kat passou a ser a nossa moradia e, paté dezembro deste ano, a imensidão do mar é o cenário da nossa Expedição Oriente!

E se você pensa que aquela viagem ao Caribe, realizada há décadas atrás, mudou a apenas a nossa vida e a de nossos filhos, fique sabendo que as consequências de uma viagem podem atravessar gerações! Com a Expedição Oriente, a terceira geração Schurmann passa a integrar nossa tripulação. A bordo (e aqui no blog) contamos com a companhia do nosso neto Emmanuel.

Bem-vindo a bordo da Família Schurmann! E que esse espaço na Viagem e Turismo possa ser uma fonte de inspiração para suas próximas descobertas e, quem sabe, até mesmo, para viagens capazes de mudar a sua vida!

Heloísa Schurmann
Família Schurmann - Foto de Divulgação - Luciano Candisani

Continua após a publicidade

Publicidade