Imagem Blog Demônio da Garoa Por Blog Meeeeu, cê vai ver que aqui tem de tudo um muito sobre esse mundo chamado São Paulo: restaurantes, botecos, baladas, eventos, praias, esportes… Vale tudo, menos catchup na pizza!
Continua após publicidade

Bertioga sem Riviera: 10 lugares para sua viagem ser completa no finde, nas férias…

Por Bruno Favoretto
Atualizado em 27 fev 2017, 15h20 - Publicado em 27 jan 2016, 00h55

A gente curte Cambury, Maresias, Barra do Una… Mas às vezes é bom se poupar um pouco do trânsito da Rio-Santos.

Melhorias urbanísticas, boa comida e natureza bruta fazem de Bertioga uma ótima opção, é o Litoral Norte mais perto, menos tempo vendo os “seres de luz” ultrapassando pelo acostamento. Nada contra a Riviera de São Lourenço, mas aqui é um lance mais roots.

 

1. Cia. Do mar
Os quartos do hotel são espaçosos e algumas unidades possuem varanda de frente para a praia. O lazer inclui aluguel de bikes, massagem (paga à parte) e quadra de squash. O café da manhã é servido numa sala com vista para o mar da Enseada.

> Avenida Tomé de Sousa, 2267

 

2. Dalmo Bárbaro
Aberto em 1968 à margem da rodovia pelo Seu Dalmo, o restaurante tem ambiente mais rústico e informal do que as unidades do Guarujá e da capital, recém-inaugurada nos Jardins. Tente uma mesa na agradável varanda cercada pelo verde. Para dois, o prato aclamado não é dos mais baratos: são necessários R$ 193 para arrematar o filé de pescada-cambucu grelhado com alcaparra na manteiga e guarnecido de batata sautée.

Continua após a publicidade

> Rio-Santos, km 233

 

3. Dona Abobrinha
Em seu restaurante, que ocupa uma sobreloja com gostosa varanda, a simpática Rute Perez, 82 anos, monta um bufê por quilo de receitas vegetarianas e veganas, sem ovos ou derivados de leite – os pratos mudam a cada dia.

> Avenida Anchieta, 412, Centro, 13/3317-5304

 

Mais Demônio: 6 restaurantes a até uma hora da capital

Continua após a publicidade

 

4. Enseada
Praia central, com faixa de areia larga e plana. O projeto de reurbanização, assinado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, coloriu e deu nova vida ao calçadão, agora com equipamentos de lazer e paisagismo. Além da orla, melhorias urbanísticas na avenida de acesso ao Centro têm facilitado a mobilidade.

 

5. Escuna Até Iporanga
O passeio de 90 minutos leva à porção mais bela e exclusiva da região: as praias da Serra do Guararu. As embarcações partem da balsa e costeiam o litoral até Iporanga, onde há pausa para banho em alto mar. Saídas aos sábados e domingos, a cada duas horas, entre 10 e 16 horas. Aqui você descobre como ir.

 

6. Forte De São João
Edificado a mando de Martim Afonso de Sousa em 1532 – os portugueses queriam proteger as vilas tomadas de ataques dos índios Tupinambás –, ainda conserva as paredes originais. É considerado o mais antigo do Brasil e guarda velharias como uma armadura medieval, arcabuzes e capacetes.

Continua após a publicidade

> Avenida Tomé de Souza, 13/3319-8000; grátis

 

Mais Demônio: De carro pelas águas

 

7. Keiko Sushi
Caso raro de restaurante japonês à beira de estrada, bom para escapulir do congestionamento. Tem salão climatizado, com cortina de origami, lago de carpas e combinados de sushi e sashimi. Menção honrosa ao tempurá de legumes e camarão.

Continua após a publicidade

> Rio-Santos, km 229, 13/99713-0114

 

8. Parque Das Neblinas
Reserva da Suzano Papel e Celulose, encravada na Serra do Mar, com trilhas guiadas pela Mata Atlântica. A mais bonita passa pelo Rio Itatinga e chega a um mirante com vista para o mar. Há ainda a canoagem pelo Itatinga e observação de orquídeas. É preciso agendar. Fica no distrito de Taiaçupeba, já no perímetro geográfico de Mogi das Cruzes, e os oito quilômetros pré-chegada são na terra.

> 11/4724-0555

 

9. Pastel Do Trevo
São 30 centímetros de massa com recheio farto que valem por uma refeição – a partir de R$ 13. Há filial no km 226 da mesma Rio-Santos (SP-055), sentido Guarujá.

Continua após a publicidade

> Trevo de Bertioga, km 223

 

10. Riviera Bertioga
A construção da pousada é modernosa. Os 26 apês têm boa conservação, mas o melhor é a localização: para atingir as areias, no canto da praia do Indaiá, bastam alguns passos. O almoço está incluso na tarifa.

> Rua Manoel Ruas Peres, 74

Publicidade