Imagem Blog Brasis
Continua após publicidade

Santa Catarina: hotéis em Garopaba, Guarda do Embaú e Rosa

Praias espetaculares encontram hotéis e pousadas a altura em um trecho preservado e badalado do litoral brasileiro

Por Fernando Leite
19 jan 2018, 17h42

O trecho sul do litoral de Santa Catarina tem dois momentos de turismo bombando. Nos meses mais quentes, lógico, entre dezembro e março e, no caso específico de Imbituba, Praia do Rosa e Garopaba, entre julho e novembro, quando as baleias-francas dão as caras por aqui. Praias cênicas brotam por esses rincões da orla brasileira e, para você ficar melhor ainda por lá, selecionamos algumas hospedagens bem bacanas.

1 – Pousada ZululandGuarda do Embaú

Imersa na mata, a Pousada Zululand está a cinco minutos de caminhada do centrinho da Guarda do Embaú (Booking/Divulgação/Divulgação)

Bem-vindos ao mundo do modelo Paulo Zulu! Sempre adepto de uma vida mais saudável, ele montou sua pousada num canto tranquilo da movimentada praia da Guarda do Embaú, em Palhoça.

A pergunta óbvia, feita principalmente por quem viu aquele nude do modelo in natura “vazar” no Instagram, é: ele mora na pousada? Não, mas sempre dá uma passadinha por lá.

Os 14 chalés ficam bem distribuídos pelo terreno e, quem abre a janela, depara-se com um cenário bem frondoso.

Depois de um dia de praia, pode-se relaxar na piscina ou solicitar o serviço de massagem.

A pousada fica a cinco minutos de caminhada do centrinho da Guarda, de onde saem as canoas que fazem a travessia para a praia, do outro lado do Rio da Madre.

Continua após a publicidade

Onde fica: Rua Emerenciana, s/n (Centro)

Informações: 48/3283-2706

Reserve a Pousada Zululand pelo Booking

2 – Morada PrainhaGaropaba

Tem como não acordar bem com esse visual da Morada Prainha, na praia da Silveira, em Garopaba? (Booking/Divulgação/Divulgação)

Cercada por dois morros, a praia da Silveira é talvez a mais cênica de Garopaba. De qualquer lugar, sua foto vai render likes no Face e no Insta. Passar uns dias hospedado no meio de um desses morros é um programa incrível. A Morada Prainha soube, entre outras coisas, valorizar muito esse cenário.

A recepção é no alto do terreno, ao lado da sala de café e da belíssima piscina que torna o banho de mar quase supérfluo. Aliás, quem viaja com crianças praticamente fica na piscina – o mar de Silveiras é beeemmm violento.

Continua após a publicidade

As acomodações ocupam as laterais do terreno, com muita privacidade entre elas e tamanho bem generoso. Em algumas unidades, abrir a cortina depois de uma noite de sono rende um início de manhã desconcertante – a alvorada é vista da cama king-size.

Oito minutos de caminhada é o tempo que se leva para chegar na praia.

Todas as unidades têm mini-cozinha.

Onde fica: Estrada Geral da Silveira, 1265 (Silveira)

Informações: 48/3354-1182

Continua após a publicidade

Reserve a Morada Prainha pelo Booking

3 – Pousada da Lagoa – Garopaba

Pousada da Lagoa: jeitão de campo em plena praia de Garopaba (Booking/Divulgação/Divulgação)

Quem chega pela primeira vez na Pousada da Lagoa, toma um susto agradável. Um jardim bem cuidado com mata ao fundo onde foca a Lagoa da Capivara, uma construção de tijolo aparente com sala de estar decorada com quadros de fortes cores e muito artesanato. Que praia nada, a impressão é de estar num hotel de campo! Mas o Centro de Garopaba está a 1 km dali e a praia, a pouco mais de cinco minutos de caminhada.

Devidamente instalados, uma hora ou outra, entra em cena o proprietário Renato Gros a dar dicas valiosas sobre como aproveitar melhor a região.

As acomodações têm o básico para uma boa estadia, nesse quesito não espere por grandes luxos.

Cansou da praia? A piscina no meio do jardim e a sauna seca estarão à sua espera

Continua após a publicidade

Onde fica: Rua Rosalina de Aguiar Lentz, 325 (Lagoa da Capivara)

Informações: 48/3254-3201

Reserve a Pousada da Lagoa pelo Booking

4 – Quinta do BucaneroPraia do Rosa

pousada Quinta do Bucanero, Praia do Rosa, Santa Catarina
(Divulgação)

Inaugurada em 1995, faz parte do time de hospedagens que transformaram a Praia do Rosa em um destino para casais. Tá certo que a geografia também ajuda muito, com os morros debruçados sobre a praia e uma charmosa lagoa bem no meio dela.

A Quinta do Bucanero sempre apostou no filão romântico, tanto que todas suas unidades são montadas para duas pessoas e menores de 14 anos são personas non gratas. Mais recentemente, montaram duas suítes de responsa – a Casa Terra e a Casa Mar – com 100 m², varanda com hidromassagem, adega climatizada, cafeteira e blue-ray. Porém, quem fica na categoria mais simples (as unidades Luxo), dificilmente vai reclamar de alguma coisa – o nível de conforto é altíssimo e a varada com vista mar está presente.

Continua após a publicidade

Quando pouca gente se preocupava com sustentabilidade, o hotel já trabalhava com madeiras de reflorestamento e iluminação econômica.

Os apartamentos ficam em um patamar abaixo da recepção, com acesso por escadas. Sim, quem tem problema de locomoção, pode sofrer um pouquinho.

Para a praia, há uma íngreme escada interna até a Lagoa do Meio, onde barqueiros fazem a travessia para a faixa de areia. Porém, pode-se descer a pé ou de carro pela estrada principal.

O café da manhã é servido até as 11h e ainda há um restaurante exclusivo para o hóspede, aberto para almoço e jantar. Claro, com aquela vista panorâmica de emocionar qualquer um.

Ao lado da recepção, há um espaço com sala de massagem, sauna e jacuzzi. Perfeito para um relax.

Onde fica: Estrada Geral do Rosa, s/n (Praia do Rosa)

Informações: 48/3355-6056

5 – Pousada Rêmora – Praia do Rosa

Em uma lista com as ,melhores piscinas de borda infinita no Brasil certamente figurará a da Pousada Rêmora, na Praia do Rosa (Booking/Divulgação/Divulgação)

O Caminho do Rei ou Estrada do Alto do Morro leva ao ponto mais alto da Praia do Rosa. Nessa via estão algumas pousadas com grandes vistas da região. De um lado, a Lagoa de Ibiraquera, do outro, o Atlântico. A Rêmora pertence ao segundo time, mas tem um mirante com vista para a lagoa. Não é a pousada mais alta, todavia é a que melhor explora a panorâmica.

As amplas acomodações têm janelões envidraçados e varandas com vista para o mar – na maioria das unidades, há ainda uma jacuzzi dupla.

Irresistível mesmo é a piscina com fundo infinito e o marzão lá embaixo. Não dá nem vontade de encarar a praia. É pedir um drinque e uns petiscos e curtir o visual.

Chegar à praia requer algum sacrifício: a pousada não oferece transfer e quem encara a descida a pé, precisa estar ciente que a volta é um longo caminho em subida.

Onde fica: Caminho do Rei, 803 (Praia do Rosa)

Informações: 48/3555-6050

Reserve a Pousada Rêmora pelo Booking

6 – Ponta da PiteiraImbituba/Lagoa de Ibiraquera

Café da manhã da Hospedaria Ponta da Piteira, envolvida pela Lagoa de Ibirapuera e de frente para o mar
Café da manhã da Hospedaria Ponta da Piteira, envolvida pela Lagoa de Ibirapuera e de frente para o mar (Divulgação)

A foto acima mostra a praia de Barra de Ibiraquera lá no horizonte. Ou seja, não está nem perto, nem longe. A vizinha Praia do Rosa está a 10 minutos de carro. Mais uma vez, nem perto, nem longe.

Essa proximidade relativa de dois dos pontos mais badalados do litoral catarinense faz parte do conceito de exclusividade total, implantado desde a inauguração da hospedagem em 2008. O que mudou foi o número de unidades – começou com duas, hoje são seis. Todas construídas com material de demolição oriundo de casas de colonos italianos e alemães do século 18, no Rio Grande do Sul. A menorzinha delas tem nada mais nada menos do que 80 m². Se você pensa em viajar em família, esqueça! Tanto tamanho para apenas um casal, que tem a disposição cama king-size, hidromassagem, parede envidraçada para a lagoa e cafeteira nespresso. Lá, só são aceitos maiores de 18 anos.

A foto mostra a Lagoa de Ibiraquera quase sem água. E a caminhada por dentro da lagoa é um dos programões de lá. É possível acordar cedinho, caminhar pela lagoa até a praia, para só então fazer o desjejum, que termina somente às 13h. Com mais água, basta solicitar um caiaque para dar uma circulada pela lagoa.

O maior momento de interação entre os casais se dá à noite, com quem fica para jantar no bistrô da hospedaria. Se bem que com o ambiente mais escuro, o que os pombinhos menos vão querer é fazer amizade com os vizinhos, né.

Onde fica: Estrada Geral de Ibiraquera, s/n (Lagoa de Ibiraquera)

Informações: 48/3356-0232

Publicidade