5 praias do Litoral Norte de São Paulo para ir com crianças

Uma seleção com os melhores points da faixa norte do litoral paulista para você curtir com a molecada

Mar raso com poucas ondas, muito espaço na areia para brincadeiras, barracas e restaurantes para garantir mais conforto para a família, acesso tranquilo: requisitos básicos para um sossegado dia de praia com a criançada. Tanto melhor ainda se a beleza cênica estiver presente. Nem todas as praias listadas abaixo do Litoral Norte de São Paulo têm todos esses requisitos juntos, mas no cômputo geral são ótimas para levar os pequenos.

1 – Enseada – Bertioga

Orla da praia da Enseada de Bertioga, no litoral do estado de São Paulo Orla da praia da Enseada de Bertioga, no litoral paulista

Orla da praia da Enseada de Bertioga, no litoral paulista (Marcos Pertinhes/Divulgação/)

A praia mais central de Bertioga, com 12 km de extensão, tem um mar não tão calmo, mas ainda assim crianças não passam perrengue: a praia é toda rasa, exceto no trecho próximo ao Canal de Bertioga, onde afunda-se de uma vez. O que a faz ideal para os pequenos é o bom número de barracas e restaurantes e um calçadão projetado por Ruy Ohtake (que precisa de uma manutenção mais efetiva) com ciclovia e playgrounds.

2 – Barra do Una – São Sebastião

Vista aérea da Barra do Una, São Sebastião (SP) No litoral de São Sebastião (SP) estão as praias mais badaladas do Estado. Na Barra do Una as barracas servem petiscos e caipirinhas para um público bem família.

No litoral de São Sebastião (SP) estão as praias mais badaladas do Estado. Na Barra do Una as barracas servem petiscos e caipirinhas para um público bem família. (GUILHERME ANDRADE/)

Plasticamente é uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro. O Rio Una desce a Serra do Mar e, serpenteando, chega a sua foz, formando uma espécie de península no lado esquerdo da praia. Exatamente esse é o ponto recomendado para levar crianças, que têm à disposição um banco de areia voltado tanto para o rio quanto para o mar, que ainda por cima tem poucas ondas. Como é sede de marinas e saídas de passeios de barco para conhecer as ilhas da região, o banho no rio requer muito cuidado devido o congestionamento de embarcações. Do outro lado da praia, o mar é bem mais agitado para os pequenos.

3 – do Julião – Ilhabela

Pequena e rasa, a Praia do Julião faz a alegria das crianças

Pequena e rasa, a Praia do Julião faz a alegria das crianças (Priscila Mayumi de Souza/Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Localizada na parte sul de Ilhabela, entre as praias Feiticeira e Grande, perrengue mesmo só para chegar à faixa de areia. O acesso é por uma trilha de 300 metros a partir da estrada ou por um caminho de pedras a partir da Praia Grande – nesse caso, não recomendado para crianças. A pequena praia tem águas claras e límpidas, além de poucas ondas. Pedras próximas da areia permitem a visualização de peixinhos a olho nu, mas quem leva uma máscara vai curtir ainda mais o momento. Há um restaurante que monta guarda-sóis na areia e cobra pelo uso deles. Vale a pena levar lanche para a praia.

4 – Mococa – Caraguatatuba

Com boa estrutura de quiosques, a Praia da Mococa tem mar calmo e transparente Com boa estrutura de quiosques, a Praia da Mococa tem mar calmo e transparente

Com boa estrutura de quiosques, a Praia da Mococa tem mar calmo e transparente (Alexandre Battibugli/)

Um mar raso e quase sem ondas é o chamariz perfeito para conclamar famílias com crianças a ocupar esse generoso espaço de areia, próximo da agitada praia Cocanha. O visual se completa com a bela Ilha de Tamanduá, bem a frente da orla. Em formato de ferradura, a areia mais grossa propicia caminhadas. Ao norte, caiaques deslizam próximos da foz do Rio Mococa. Alguns quiosques garantem os comes e bebes para a galera.

5 – Domingas Dias/Lázaro – Ubatuba

Praia Domingas Dias em Ubatuba (SP) Domingas Dias exala paz e tranquilidade, em Ubatuba (SP)

Domingas Dias exala paz e tranquilidade, em Ubatuba (SP) (Rafael Vianna Croffi/Flickr/creative commons/)

Aqui cabe uma dupla, pois além de vizinhas, se completam quando o assunto é criança. Acessada por um condomínio, Domingas Dias é praticamente uma piscina em meio a Mata Atlântica. Protegida por costões, tem formato de enseada fechada. No costão esquerdo, tartarugas marinhas costumam bater cartão. Com infra zero, se quiser quiosques e restaurantes, caminhe cinco minutos até o Lázaro, uma praia com ondas mais agitadas, porém sem grandes percalços para os pequenos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Camping Sununga

    Acampe a dois minutos a pé da praia do Lázaro 😃
    https://m.facebook.com/campingsununga

    Curtir