Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Verdades sobre o Ano Novo na Europa

Algumas constatações para calibrar as expectativas de quem vai passar a virada no Velho Mundo

Por Adriana Setti
Atualizado em 22 dez 2022, 16h20 - Publicado em 4 dez 2017, 07h02

Nessa época do ano, chovem mensagens no meu inbox em busca de dicas de onde festejar a noite do dia 31 na Espanha e na Europa em geral. Tenho uma dificuldade enorme de dar respostas específicas a essas questões, porque acho extremamente delicado lidar com a importância que os brasileiros depositam nessa data. Por isso, na esperança de calibrar as expectativas de quem está embarcando, prefiro deixar a minha contribuição falando algumas verdades sobre a virada do ano na Europa (que podem ser aplicadas a boa parte do Hemisfério Norte em geral):

A data não é tão importante assim por aqui

Vai ter fogos. Vai ter festa. O povo vai ficar bêbado e acreditar que o ano seguinte será melhor. Mas a virada não tem aquele misticismo louco e maravilhoso que a gente vive no Brasil. Para não sofrer, sugiro que você mantenha o espírito cheio de glitter, mas não espere isso dos demais.

Portanto, as festas não são tão especiais assim

Já fui em muita festa bacana aqui no dia 31. Mas, apesar dos brindes e dos abraços da meia-noite, e de que haja exceções, as festas não costumam ser superproduções de Hollywood como as grandes baladas da virada do Brasil. A vantagem é que elas também não custam o preço de um carro.

Não precisa planejar tão antes assim

Se você está vindo para a Europa e ainda não sabe onde vai jantar no dia 31, mantenha a calma. Nem eu sei! Ainda há tempo de sobra para arrumar uma mesa, uma festa e até um namorado sueco até lá. Ninguém se planeja com tanta antecedência, nem os próprios restaurantes!

Não precisa focar em “coisas especiais para o Réveillon”

A maioria dos restaurantes abrem normalmente no dia 31, sem necessariamente vender um pacote de Réveillon com menu fechado e direito a X e Y. Portanto, para ser feliz, basta escolher um lugar onde você gostaria de jantar em qualquer outra data especial.

Continua após a publicidade

Faz frio pra c…

Inverno, minha gente! Na virada do ano, poucos termômetros na Europa estarão marcando mais de 5ºC – e me impressiona a quantidade de gente que se esquece disso.

Os fogos de rua não garantem a sua noite

Há quem se empolgue e vá celebrar essas viradas coletivas na rua em Londres, Paris, Barcelona. Verdade seja dita, esses eventos ficaram mais incrementados nos últimos anos. Mas, terminada a queima de fogos, é beijo e tchau. Ou casa, ou balada em lugar fechado. Hoje em dia, também temos o agravante de que qualquer festa pública precisa contar com medidas de segurança extra devido à ameaça terrorista. Então, também é bom estar preparado para controles policiais e afins. E mais: na maioria das cidades não é permitido beber na rua em latas ou recipientes de vidro. Ou seja, leve seu espumante em uma garrafa de plástico. AAARRRRHHGGGGG. Perdoem o meu ceticismo, mas é mais legal ver na TV.

Dia 1o vai ser meio capenga

Dia 1 é um dos feriados mais importantes do ano e muita coisa vai estar fechada, incluindo museus, vários tipos de atrações e restaurantes. Deixe essa folguinha no seu calendário turístico e aproveite o dia para descansar, ler e passear pela rua. Também vale dar uma pesquisada prévia sobre os restaurantes que estarão abertos. Na pior das hipóteses, as grandes redes e marcas de fast food garantem que você não passará fome.

O melhor é desapegar

Sorria, você está embarcando para a Europa. E isso é sempre maravilhoso. Aproveite a sua viagem ao máximo, sem se preocupar demais esperando que a noite do 31 seja reveladora. Porque provavelmente não será. Morro de saudades daquela energia fulminante que rola no Brasil nesta data. Mas, depois de 18 anos na Europa, aprendi a desapegar para não sofrer. Tente fazer o mesmo, nem que seja só desta vez.

Continua após a publicidade

Siga @drisetti no Instagram

Publicidade