Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Verão 2014 em Barcelona: 10 festivais e baladas matadoras ao ar livre

Uma lista de ouro dos festivais, festas e festejos mais bombásticos ao ar livre

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 16h04 - Publicado em 12 jun 2014, 12h33

O verão em Barcelona começou hoje. Não oficialmente, mas quase. É que os primeiros acordes do Sónar 2014 soaram nesta quinta-feira ao meio dia, decretando que, até o final de setembro, de segunda a segunda, de sol a sol, a capital catalã é sin city do Mediterrâneo – com direito a Copa sem complexos, numa cidade lotada de gente de todas as nacionalidades. A seguir, uma lista de ouro dos festivais, festas e festejos mais bombásticos ao ar livre. Vou ali tomar um engov e já volto.

Sigam-me no Instagram e no Twitter para fotos e cobertura do Sónar 2014: @drisetti

Sónar (12 a 15 de junho)

O Sónar (na foto acima) é o maior festival de música eletrônica da cidade – e um dos mais importantes e vanguardistas do mundo. Além de música “avançada”, como eles definem, reúne arte multimídia, workshops e, desde o ano passado, uma conferência sobre tecnologia e criatividade voltada para mídia e artes. Está em sua 21a edição (este ano é o meu 13o!) e é tão famoso internacionalmente que transforma a cidade numa grande Babel durante três dias. Mais da metade do público vem de fora. Clique aqui para ler o Manual de Sobrevivência para o Sónar 2014.

Continua após a publicidade

Festival Pedralbes (12 de junho a 10 de julho)

Também começa hoje e é a antítese do Sónar: o concerto de abertura será regido pelo lendário maestro Zubin Mehta. A programação é calminha e pende para o (muito) nostálgica. Tem Simple Minds, Tom Jones, Carla Bruni, George Benson, Paul Anka, entre outros. O cenário é mágico: os jardins de Pedralbes, um parque lindo e aristocrático afastado do centro.

A paz do jardim do palácio de Pedralbes, palco do festival A paz do jardim do palácio de Pedralbes, palco do festival

Grec Festival de Barcelona (junho e julho)

É o festival de verão oficial de Barcelona, que reúne teatro, música e dança. O suprassumo são os shows e peças que acontecem no magnífico Teatre Grec, um anfiteatro cercado de jardins soberbos no parque do Montjuic. Vale encarar qualquer espetáculo só para estar lá. Amo de paixão.

Piknic elektronikPiknic Electronik

Piknic Electronik (aos domingos durante todo o verão)

Desde o ano passado, é a badala mais bombada do verão, especialissimamente para quem já passou dos trinta: música eletrônica de qualidade, o povo boêmio e despretensioso que SÓ Barcelona tem e puro alto astral. É mão na roda para unir o útil ao agradável, sem trocar o dia pela noite, com a vantagem de poder levar as crianças (há uma área especial para pais e filhos). O visual é absolutamente inigualável: os jardins do parque do Montjuic, a grande área verde que paira sobre o porto de Barcelona – pegue o funicular do Montjuïc na estação de metrô Paral-Lel e depois siga o fluxo.

Continua após a publicidade
San Juan na praia: parece Copacabana, mas não éSan Juan na praia: parece Copacabana, mas não é (foto reproduzida do blog Barcelona Lifestyle)

San Juan (24 de junho)

Na falta de uma festa de Réveillon decente, Barcelona tem o San Juan, a principal comemoração pública e coletiva do ano, na noite do dia 23 pro dia 24. É uma catarse, com direito a rojões e fogos de artifício. As praias ficam lotadas como Copacabana no Réveillon, numa festa selvagem que vai até o amanhecer. Quem não tem saúde pra isso (confesso que amarelei nos últimos anos) se acaba em alguma festa privê na cidade.

Pride Barcelona (27 a 29 de junho)

É a festa do orgulho LGBT (não necessariamente nessa ordem) em Barcelona, com direito a desfile, fantasias bombásticas, festa da espuma em plena avenida e baladas mil espalhadas pela cidade.

O festival Cruilla BarcelonaO festival Cruilla Barcelona

Festival Cruïlla Barcelona (11 a 13 de julho)

O Festival Cruilla nasceu em Mataró (arredores de Barcelona), mudou-se à capital catalã em 2008 e, nos últimos anos, ganhou tamanho e importância. Como ainda não é famoso internacionalmente, é uma boa oportunidade para festejar entre o povo da cidade, o que é cada vez mais raro por aqui. Acontece no Parc del Forum, à beira mar (delícia!). Eu amei este festival no ano passado. Mas este ano o line-up está um pouco fraquinho. Ainda assim, tem Jack Johnson pra enfeitar o palco…

Continua após a publicidade

Barcelona Beach Festival (26 de julho)

David Guetta e outros DJs famosos bombando na areia da praia (mas numa parte fechada). A receita é meio infalível para o verão de Barcelona. Faz sucesso com o público de menos de 25.

Festa de GràciaFesta de Gràcia

Festa Major de Gràcia (15 a 21 de agosto)

É a festa de rua mais legal de Barcelona, tradicionalíssima e esperadíssima a cada ano. Durante uma semana, o bairro boêmio e politizado de Gràcia tem suas ruas enfeitadas, lotadas de palcos e bares. Imperdível.

Festa de la Mercè (19 a 24 de setembro)

Cada cidadezinha da Espanha tem a sua “festa maior”. A da Mercè é a festa maior de Barcelona. Na prática, funciona como uma festa de Gràcia ampliada a todo o centro da cidade, mas com eventos mais bombásticos, mais institucionais e para multidões. Imperdível.

Publicidade