Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas

Tudo o que vocês queriam saber sobre a ilha de Menorca, na Espanha

Onde ficar? Quanto tempo? A água é fria? Saiba a resposta para essas e outras perguntas.

Por Adriana Setti Atualizado em 15 out 2021, 18h48 - Publicado em 6 jun 2019, 16h50
Nenhum filtro é capaz de superar a cor do mar (natural) de Menorca
Nenhum filtro é capaz de superar a cor do mar (natural) de Menorca Adriana Setti/Arquivo pessoal

Dia desses, como quem não quer nada, lancei no Instagram @drisetti: o que você gostaria de saber sobre Menorca? Recebi tantas perguntas sobre a minha Ilha Balear favorita que não dei conta do recado (depois de certa idade, a cervical não permite tantas horas na telinha). Para me redimir, aqui vai um post com as perguntas recebidas que considero mais importantes:

Quando ir?

Ainda que eu adore Menorca qualquer época do ano, reconheço que a ilha dá o melhor de si de junho a setembro. Em maio e outubro, você tem grandes chances de pegar tempo bom também. Só que é mais arriscado e a água estará mais fria (principalmente em maio).

Menorca fica muito cheia em agosto?

Sim, muito. Mas é um cheio controlado – para quem está acostumado com os fluxos de Réveillon e Carnaval no Brasil, é fichinha. O problema é o preço: hospedagem e aluguel de carro são muito caros neste mês (em julho, os preços são uns 30% mais amenos). Se não der para escapar de agosto, tente vir na última semana.

Onde ficar?

Minha região favorita da ilha é Ciutadella, o vilarejo indiscutivelmente mais charmoso de Menorca, e arredores – onde se concentram as praias mais bonitas. Mas isso não é uma verdade absoluta, claro. Tenho amigas espanholas que preferem a região de Mahón, no lado oposto, por ser menos turística, mais barata e perto do aeroporto. Independentemente de onde você fique, nada estará a mais de uma hora de carro.

Onde comer?

Veja abaixo o post com meus restaurantes favoritos.

  • Quantos dias ficar?

    Ainda que seja pequena se comparada à vizinha Mallorca, há muito o que ver por aqui. Uma semana é o tempo ideal para ter uma boa ideia da ilha. E quatros dias é o tempo mínimo. Já aviso: em qualquer caso, você vai querer ficar mais.

    É verdade que precisa caminhar para chegar nas praias de Menorca?

    Em partes. As praias mais bonitas da ilha são virgens e protegidas. O sistema em quase todas é parecido: você estaciona e faz uma caminhada que pode durar de 15 a 40 minutos, dependendo do lugar escolhido. Também há praias mais escondidas, aonde só se chega de barco ou andando mais de uma hora. Farei um post sobre as melhores em breve.

    Tem praia com “estrutura”?

    Se você tremeu com a resposta acima, respire aliviado. Menorca também tem muitas praias com estacionamento, restaurantes, espreguiçadeiras e guarda-sol para alugar, esportes aquáticos, sorveteria…

    Continua após a publicidade

    Ouvi falar que a praia da Macarella “fechou”. É verdade?

    De junho a setembro só é possível chegar na praia mais famosa de Menorca por terra com um ônibus especial. O esquema é ótimo: você reserva por internet e tem estacionamento gratuito ao lado do ponto de partida/chegada, no centro de Ciutadella. O serviço é pontual e o trajeto leva meia hora (chegando lá, você ainda tem que caminhas 30min para Macarella e 50 para Macarelleta).

    Menorca é legal com crianças?

    É perfeita. Mar calminho, gente fofa no atendimento, criançada em massa, hotéis preparados, segurança total.

    A água é quentinha?

    Taí uma questão polêmica para nós, brasileiros. Afinal de contas, do Oiapoque ao Chuí os parâmetros variam mais que o sotaque. Do meio de junho a setembro, o mar é gostoso para nadar, sempre com aquele pontinho refrescante do Mediterrâneo. No auge do verão, a temperatura da água fica entre 24oC e 27oC. Eu acho isso “quentinho”. Mas está longe de ser aquele ofurô da Bahia, de Alagoas, do Rio Grande do Norte… A ilha também é “nadável” em abril, maio, outubro e até novembro para quem não tem medo de água fria. No fim de maio, por exemplo, a temperatura estava batendo nos 17oC. Definitivamente não é pra qualquer um.

    Nenhum filtro é capaz de superar a cor do mar (natural) de Menorca
    Cala Macarelleta: vale ou não vale a caminhada? Adriana Setti/Arquivo pessoal

    Faz muito calor?

    Em julho e agosto, sim – como em toda a Espanha. Mas nada desesperador. Ainda que a sensação térmica possa ser de mais, é difícil ver a temperatura oficial passar de 32oC.

    Rola ficar sem carro?

    Sim, desde que você fique hospedado no centro de Ciutadella ou de Mahón, de onde partem ônibus para toda a ilha. Caso essa seja a sua única opção para estar aqui, beleza. Mas um carro definitivamente agiliza os deslocamentos e permite chegar a mais lugares.

    Rola alugar moto?

    Sim, mas não recomendo (principalmente se você não tem experiência e/ou tem medo de pegar estrada). Isso porque as distâncias na ilha não são tão irrelevantes assim. Para circular pelos arredores de Ciutadella, incluindo as praias bacanas, uma motinho até dá para o gasto (ainda que você vá comer alguma poeira nos caminhos rurais). Mas para ir de Mahón a Ciutadella, por exemplo, o que demora 45 minutos de carro pode ficar beeem mais longo de scooter.

    Nenhum filtro é capaz de superar a cor do mar (natural) de Menorca
    Pôr do sol épico no Mediterrâneo Adriana Setti/Arquivo pessoal

    Rola ir sozinha?

    Totalmente. A ilha é totalmente segura e mulheres sozinhas podem fazer de tudo (até nudismo) sem ser incomodadas. Respeito ao espaço alheio é a regra por aqui.

    Procure acomodação em Menorca

    Continua após a publicidade
    Publicidade