Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Trem bala entre Barcelona e Paris será inaugurado em dezembro

O governo espanhol acaba de anunciar a provável inauguração do AVE (trem de alta velocidade) DIRETO entre Paris e Barcelona

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 16h18 - Publicado em 22 nov 2013, 14h40
AVE, o trem bala espanhol, chegará até Paris antes do final do ano (se tudo der certo)AVE, o trem bala espanhol, chegará até Paris antes do final do ano (se tudo der certo)

Eis uma notícia para comemorar, minha gente. O governo espanhol acaba de anunciar a provável inauguração do AVE (trem de alta velocidade) DIRETO entre Paris e Barcelona para dia 15 de dezembro. Se tudo der certo, até o final do ano será possível viajar entre as duas cidades em apenas 6 horas e 20 e o seu roteiro pelos grandes highlights da Europa vai ficar ainda mais redondinho.

A novidade merece ser celebrada porque, por incrível que pareça, viajar entre os dois países vizinhos desde sempre envolve um certo perrengue. A questão é que, apesar de terem malhas ferroviárias irrepreensíveis, Espanha e França têm tipos de redes que não “conversam” entre si, como acontece entre outros países da Europa. Por causa das diferenças técnicas entre trilhos e comboios espanhóis e franceses, muitas vezes os passageiros são obrigados a fazer baldeações.

Atualmente, o único trem direto entre Barcelona e Paris é o noturno, que demora mais de doze horas! Os mais rápidos demoram seis horas e meia, mas é preciso fazer uma chatíssima conexão em Figueres, ainda na Espanha, para mudar do trem espanhol (que vai de Barcelona a Figueres) para o trem francês (que vai de Figueres até Paris) – ou vice-versa. Ou seja, no meio da viagem você tem que descer com as malas, acordar a criançada, interromper o livro e outras chatices.

A mesma linha vai permitir ir direto de Barcelona a Lyon, Toulouse e Marselha. A Provence que me aguarde!

CLIQUE AQUI para ver o mapa interativo das linhas de alta velocidade na Espanha

Publicidade