Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

San Jordi (São Jorge), o dia mais meigo do ano na Catalunha

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h59 - Publicado em 23 abr 2010, 13h22

Dia de troca de rosas e livros para celebrar que o amor é lindo

Hoje é a data mais meiga do ano na Catalunha: dia de San Jordi (São Jorge em catalão).

San Jordi é o dia dos namorados por aqui e, como acontece em muitos outros países, casais trocam presentes e amargam horas nas filas dos restaurantes para jantar à luz de velas.

A grande diferença é: não estamos falando de joias ou perfumes. Aqui as Núrias e os Oriols trocam rosas (para as chicas) e livros (para os chicos). Não é lindo?

Continua após a publicidade

Mas não é só isso. A festa também é celebrada publicamente. As ruas se enchem de barraquinhas de flores (caríssimas) e livros a ótimos preços (o governo suspende os impostos nessa data) e as pessoas, aproveitando que a primavera chegou, saem para passear pelas Ramblas do planeta. Também é tradição dar rosas às amigas/filhas/mães e livros aos amigos mais queridos.

E o que flores e livros têm a ver com São Jorge? Fui buscar a explicação no blog da escritora Neta Mello, que também é professora de história e mãe de uma das criaturas que mais amo nesse mundo:

A lenda do século XI conta que Jorge, um cavaleiro da Capadócia, liberta uma princesa capturada por um enorme dragão. Ferido pela lança do cavaleiro, o dragão derrama sangue e ali nasce uma roseira como signo de amor e amizade. Em homenagem a Cervantes e Shakespeare que morreram no dia de São Jorge, o dia foi escolhido também como o dia do livro.

Continua após a publicidade

Como diz a querida Neta, “que bom seria se em todos os cantos do mundo, o amor pudesse ser celebrado com uma troca de rosas e livros…”

Clique aqui para ler o dossiê de dicas de Barcelona

Siga este blog no Twitter: @drisetti

Publicidade