Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Réveillon em Barcelona: como (não) se programar

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h54 - Publicado em 9 nov 2010, 12h43

Réveillon em Barcelona: calma, ainda é muito cedo para se programar

Você já sabe o que vai fazer na Páscoa que vem? Pois os espanhóis também não têm a menor ideia do que vão fazer no réveillon, a chamada “noche vieja”. A data, para eles, não é tão importante para eles quanto para nós. Simples assim.

Calma, meu povo. Não é que eles passem a noite do dia 31 comendo miojo e revendo alguns capítulos de Friends. Há fogos, há festa, há jantar com os seres queridos, há rituais, há uma sensação de “recomeço”,  há bebedeiras, há confusão. Mas tudo em menor intensidade, sem aquele frenesi, aquela histeria coletiva.

É inverno, minha gente! Não dá pra ser tão feliz assim com os termômetros abaixo dos 5 graus.

Todo fim de ano eu falo disso aqui no blog. E como no Brasil, a essas alturas, todo mundo já se programou para a virada do ano, chegou a hora de tocar no assunto novamente.

Novembro é praticamente uma data limite para reservar hotéis, passagens e até convites para as festas do dia 31 no Brasil, certo? Talvez por isso, muitos leitores que estarão aqui na virada de 2010 pra 2011 me escreveram aflitos nas últimas semanas. E não só aqui na caixa de comentários mas também pelo Facebook, pelo Twitter e pelo meu gmail. “Eu já sei que você acha o réveillon aí meia boca, mas gostaria de saber onde vai rolar uma festa, onde eu posso jantar”, dizem eles (ou melhor, vocês).

Continua após a publicidade

Eu adoraria poder aplacar a ansiedade alheia com super dicas geniais. Mas se telefonar para as discotecas da cidade hoje para perguntar o que vai rolar no ano novo, por exemplo, certamente me dirão que ligue novamente daqui uns 40 dias. O mesmo serve para restaurantes e tudo o mais.

Ou seja, por enquanto, relaxem. Porque simplesmente não há nada a fazer. E quando estiver mais perto eu juro que dou uma mãozinha postando sobre opções legais de programas para o dia 31.

Eis aqui o que posso adiantar sobre Barcelona (mas que vale para todas as cidades grandes da Espanha):

–       Ainda que o réveillon não seja o tal por aqui, a data é um feriado. Portanto, vale a pena reservar um hotel desde já.

–       Praticamente todos os restaurantes funcionam no esquema normal na noite do dia 31. A única diferença é que podem ter um menu especial e/ou oferecer pequenos mimos, como um brinde com cava à meia-noite. Portanto, para escolher um restaurante, basta pensar em um lugar onde você gostaria de jantar em qualquer outra data especial. Reservar com antecedência é sempre bom. Mas, a menos que você escolha um lugar estreladíssimo e super da moda, duas semanas antes está mais do que bom.

Continua após a publicidade

–       Todos os bares e discotecas funcionam a todo vapor na noite do dia 31. E as discotecas geralmente capricham na programação e ficam abertas até mais tarde. Mesmo assim, vale o mesmo princípio aplicado aos restaurantes: será mais ou menos como uma noite normal, mas provavelmente com mimos ou performances extra e um preço mais salgado.

–       Rolam inúmeras festas fechadas. E essas são as melhores, claro. De qualquer forma, ainda não se fala sobre o assunto neste exato momento. Na medida em que for sabendo das baladas, vou postando aqui pra vocês.

Clique aqui para ler o dossiê de dicas de Barcelona

Siga este blog no Twitter: @drisetti

Publicidade