Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Restaurante Dezaseis, Santiago de Compostela: O melhor polvo grelhado da minha vida

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h49 - Publicado em 7 nov 2011, 15h46

O polvo grelhado com azeite e páprica do Dezaseis: de chorar

Todas as fontes que consultei para pedir dicas antes de ir  a Santiago de Compostela disseram o mesmo nome: Dezaseis.  É um daqueles casos de unanimidade: preço ótimo, ambiente agradável (todo de pedra, com um terraço protegido por uma parreira) e agitadinho, serviço simpático e comida perfeita.

Polvo grelhado é um prato aparentemente simples. Mas isso não quer dizer que seja fácil de fazer. Depois de provar ótimos exemplares na Grécia, fiz várias tentativas em lugares e países diferentes sem muito sucesso. O do Dezaseis, no entanto, bateu todos os recordes e deixou as minhas memórias greco-cefalópodes no chinelo. Macio sem ser molenga, zero borrachudo, temperado com azeite e páprica e um gostinho de defumado indescritível. Além da qualidade, a quantidade é espantosa para uma porção: dois tentáculos inteiros vieram à mesa, suculentos e acompanhados de batatas cozidas (pelos mesmos € 10,50 cobrados em qualquer botequim da cidade por uma porção de Pulpo a Gallega). Quase chorei.

Espaguete de tinta de sépia com camarão

Continua após a publicidade

Mas o cardápio não é forte só em polvo. Tudo o que comi por lá estava bom, com menção honrosa para o espaguete de tinta de sépia (uma prima da lula) com camarões (€ 8,50), um prato diferente e soberbo.

Para acompanhar, nem é preciso hesitar, um belo vinho branco albariño das Rías Baixas.

Siga @drisetti no Twitter

Publicidade