Praia de Elafonisi, Creta: para a listinha das mais lindas da minha vida

 

Visual de cima de uma duna, no istmo, cara a cara com as montanhas que avançam quase até a areia

 

 

Escolher o que ver em Creta em apenas quatro dias foi uma pequena tortura. Como já havia comentado em um post anterior, a ilha é um universo de povoados charmosos, cânions escavados em montanhas áridas, ruínas minoicas e, claro, praias.

 

Cruzei as preciosas informações que peguei com a fiel leitora catalã Carmen Lanceta e também com minha querida amiga grega Caterina e, tiro certo: Elafonisi. A uma hora de estrada entre a cidadezinha de Chaniá e a praia já teriam valido per se. Abrindo alas a duras penas em meio a cânions profundos e estreitos, a estradinha atravessa plantações de oliveiras, vinhedos e sítios apicultores. Ao longo de toda o trajeto os agricultores vendem mel, geleias e aguardente em barraquinhas improvisadas.

 

A imagem do satélite, para facilitar a compreensão

Em um dos extremos do sul de Creta. Elafonisi tem uma geografia curiosa. Copio a foto do satélite para vocês entenderem melhor. Um istmo se conecta à praia, cercado de águas rasas, cálidas e escandalosamente translúcida. Quem olha para a terra a partir deste pedacinho de terra vê as montanhas que avançam quase até a areia. Quem dá as costas para a montanha enche mais de uma mão contando os tons de azul que se criam na medida em que a profundidade da água aumenta beeeem lentamente.

 

Elafonisi não estava na lista das praias mais belas da Grécia, feita pelo brasileiro que mais conhece a Grécia, Décio de Brong Mattar, que postei no final de junho. Mas certamente estaria na minha.

 

Curtam as imagens e aguardem ansiosamente o próximo verão europeu…. Vale saber que em julho e agosto a lotação em Elafonisi beira o desagradável. Mais vale ir em junho ou setembro, os melhores meses para visitar a Grécia.

 

Na parte mais muvucada da praia, os guarda-sois de palhinha tentam não atrapalhar a paisagem (os gregos são experts nessas sombrinhas rústicas e bacanas)

A pontinha de um dos braços de areia que compõem a praia principal

 

Mais um clic de cima da duna do istmo

Festival de tons de azul

Tranquilidade em Elafonisi: viva setembro!

Ah! Esqueci de comentar: a praia também é excelente para kite

As dunas do istmo

Mais um ângulo do festival de azuis gritantes

A praia escondidinha atrás do istmo, meu cantinho favorito

@drisetti

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s