Os melhores bares de cerveja artesanal em Barcelona

Oito endereços certeiros para provar espumosas locais e estrangeiras na capital da Catalunha

Referência mundial quando o assunto é comer e beber, Barcelona cria as suas próprias tendências. Talvez por isso, as modas gastronômicas que vêm de fora chegam aqui com vários anos de atraso. Depois de passar a vida bebendo a Estrella Damm que o diabo amassou, finalmente podemos molhar o bico em um sem fim de espumosas artesanais e sair arrotando lúpulo pela vida. É caro para os padrões locais (de €4 a €7 por um pint). Mas é o preço que se paga para não beber água com milho. Nos últimos anos, arrisco dizer que não há semana em que não se inaugure um novo bar especializado em cerveja artesanal na cidade. Mas aqui vai  uma listinha dos lugares que acho interessantes, em vários estilos (boteco, brewpub, microbar, etc), antiguinhos e novos. Saúde!

La Cerveteca

Eis o pioneiro dessa moda, o pai de todos os bares artesanais da cidade. Funciona numa ruazinha escondida ao lado do prédio dos correios, no Bairro Gótico. O “espaço para descobrir, aprender e refletir sobre os costumes gastronômicos e cervejeiros” é, oficialmente, uma loja. Com a diferença de que se pode provar tudo o que está a venda (ou seja, centenas de garrafas de cervejas das mais variadas marcas e procedências, além de algumas de barril) no balcão, perdão, no “espaço de degustação”.

Também é possível beliscar queijos e embutidos. Porque afinal de contas, para “conhecer e reivindicar a existência dos costumes gastronômicos e cervejeiros em um momento em que somos testemunhas da desaparição das particularidades regionais em favor de um processo da uniformização da cultura”, é melhor que o antropólogo de plantão não esteja de estômago vazio.

Cervesería Jazz

Outro bar que se antecipou à moda. Despretensioso e aconchegante, no bairro do Poble Sec, tem uma carta enxuta de cervejas alemãs, belgas e inglesas e bons hambúrgueres para forrar o estômago – além de jazz na caixa, por supuesto. Vai com calma que o serviço é lento.

 

BeerCab: um dos melhores da cidade BeerCab: um dos melhores da cidade

BeerCab: um dos melhores da cidade (/)

Biercab

Talvez tenha sido o primeiro bar a levar realmente a sério a cerveja artesanal em Barcelona, investindo pesado em um lugar com décor espetacular e 30 torneiras, além de muitos exemplares em garrafa. Um dos pontos altos é o atendimento: os caras realmente entendem do assunto. Tem sanduíches, hambúrgueres, cortes robustos de carne e outras laricas para acompanhar. O bar deu origem a uma epidemia de bares de cerveja artesanal em seus arredores e essa região do bairro do Eixample (minha casa! OMG!) já vem sendo chamada de Beerxample. Os três endereços listados na sequência também ficam por aqui.

BrewDog

A cervejaria britânica que espalhou-se pelo mundo finalmente se instalou em Barcelona em 2015. São dois andares, 20 cervejas de barril (entre as de produção própria e “convidadas”) que vão se alternando e jeitão de pub industrial.

La Més Petita

Duas paixões locais no mesmo lugar: bares minúsculos e cerveja artesanal. “A mais pequena” tem jeitinho de boteco da esquina, oito cervejas de barril nacionais e importadas, petiscos simples (conservas, frios, etc) para forrar e público fiel.

Garage Beer Co

O lugar é um legítimo brewpub (ou seja, produz a sua própria cerveja in loco), com cheirinho de fermentação, instalado em um galpão com tubulações à mostra, sofás antigos, algumas mesas e um belo bar.

BlackLab Brewhouse and Kitchen

Outro brewpub de respeito, instalado em endereço nobilíssimo, o Palau del Mar, no Port Vell de Barcelona. Fundado por um cervejeiro americano e uma restauranteur espanhola de origem chinesa, se define como um restaurante que produz a sua própria cerveja. Isso porque a cozinha (asiática) é levada a sério. Suas IPAs (especialmente a Claudia) são aclamadas pelos entendidos.

Atualização: visitei o BlackLab novamente e a proposta restaurante foi um pouco deixada de lado. A carta foi reduzida a itens básicos de pub (hambúrgueres, nachos, poucas saladas e outras laricas) e a comida não estava grande coisa. No entanto, continua valendo muito a pena para beber: a IPA Claudia é um caso sério. 

Abirradero: termômetro da cena local Abirradero: termômetro da cena local

Abirradero: termômetro da cena local (/)

Abirradero

É o brewpub do Instituto de la Cerveza Artesana, no Poble Sec. Ou seja, é coisa séria. Tem 40 cervejas de barril, sendo 20 cervejas próprias (produzidas em um galpão vizinho) e mais uma seleção de espumosas produzidas por microcervejarias locais. Ou seja, é provavelmente o melhor lugar para ter um real termômetro do que se produz em Barcelona atualmente. Serve tapas clássicas, carnes na brasa, frios, queijos, entre outros petiscos. Quem quiser pode fazer uma visita guiada às instalações de produção com direito a degustação.

Siga @drisetti no Twitter e no Instagram

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s