Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Os 12 melhores bares de tapas de Barcelona

A lista a seguir é uma coletânea pessoal de bares de tapas em vários estilos: modernos, tradicionais, pés sujos, famosos, escondidinhos…

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 16h13 - Publicado em 2 jun 2014, 22h56

Compartilhar, bebericar, variar. O tapeo não é apenas um jeito de comer, é um estilo de vida. A lista a seguir é uma coletânea pessoal de bares de tapas em vários estilos: modernos, tradicionais, pés sujos, famosos, escondidinhos…

Balcão da Cervecería CatalanaBalcão da Cervecería Catalana

1. Tickets

É o bar de tapas dos irmãos Albert e Ferran Adrià. Ou seja, está muitos níveis acima de todo o resto da tapesfera. Além da cozinha intergaláctica, onde azeitonas são líquidas e qualquer pão com tomate vem salpicado de orgasmos tântricos, o lugar tem outra particularidade: é o único bar de tapas que exige reserva com meses de antecedência, só pela internet. O ambiente é colorido e informal (qualquer semelhança com uma quermesse não é mera coincidência). Espere gastar uns € 80 por cabeça e seja feliz.

Ambiente do Tickets, o bar de tapas turbinadoAmbiente do Tickets, o bar de tapas turbinado

2. Bodega 1900

Mais uma da dupla infalível Albert e Ferran, mas sem tanto frisson como o Tickets. O bar é uma despretensiosa homenagem à tradição do vermute, o aperitivo clássico que voltou a reinar na cidade nos últimos anos. Serve queijos, embutidos, conservas, carnes à brasa, vermutes e coquetéis por um preço bem normal (com € 30 dá pra sair satisfeito). Faz reservas por telefone.

Continua após a publicidade
Jeitinho singelo da Bodega 1900Jeitinho singelo da Bodega 1900

3. Taverna del Clinic

Nasceu como um boteco pelo qual você não daria grande coisa se passasse na porta. Recentemente, o lugar foi reformado, dobrou de tamanho e ficou mais aprumado. As batatas bravas do chef Toni Simões (ex braço direito do falecido Santi Santamaría) são celebridades: crostinha de batata recheada com o molho picante. Memorável. Reservar com uns dias de antecedência é fundamental.

4. Paco Meralgo

É um bar moderninho com vários balcões e algumas mesas altas. Serve tapas tradicionais e também receitas criativas. O steak tartar é sublime, e já vem “montado” sobre uma torradinha crocante. Os frutos do mar também são excelentes, como o polvo servido com um molhinho da casa. Já foi off the beaten track. Ultimamente, a quantidade de estrangeiros indica que andou saindo em vários guias por aí. Reservar é fundamental.

Continua após a publicidade

5. Cervecería Catalana

É uma unanimidade. E não é por menos. Serve tapas típicas elaboradas à perfeição, tem serviço ótimo e é baratíssimo. Como não amar?  Por isso, vive lotado, lotadíssimo.  O segredo é disputar espaço no balcão na base do cotovelo. Para esperar uma mesa, a fila costuma ser longa. Não faz reserva.

6. Tapaç 24

É o bar de tapas do chef Carles Abellan, do estrelado Comerç 24. Serve tapas tradicionais preparadas com maestria e tem sobremesas alucinantes. A tapa estrela é o Bikini Ç24, de jamón e foie gras. Não faz reservas e vive lotado.

Continua após a publicidade

7. Velodromo

Um clássico da cidade em estilo art decó, restaurado há alguns anos pela cervejaria Moritz. É o “meu” bar, onde levo todo mundo que vem me visitar e sei o cardápio de cor. Funciona desde cedíssimo até duas da manhã (raridade em Barcelona), está sempre animado e serve tapas perfeitas. A cozinha tem o ótimo Jordi Vila (do estrelado Alkimia) como chef executivo. Amo. Não faz reserva.

8. Fabrica Moritz

A antiga cervejaria da marca Moritz (a mesma que salvou o Velodromo da ruína) foi restaurada em estilo futurista pelo arquiteto francês Jean Nouvel. A cozinha também é pilotada pelo Jordi Vilà (do Alkimia). Tem boas tapas, um quê de cervejaria alemã (salsichas e chucrutes) e público cool. Não faz reserva.

Continua após a publicidade

9. Quimet Quimet

É o melhor local para comer “tapas frias” em Barcelona, além de ter um ambiente caótico e genuíno: sem mesa, em pé, no cotovelo. Tem as melhores geleias acompanhando os queijos, a mohama de atum da sua vida (uma espécie de “jamon” de atum), azeitonas matadoras, os boquerones perfeitos, etc. E tudo isso regado ao melhor vermut da cidade, cervejas caseiras e uma vasta lista de espumosas importadas, além de, claro, uma senhora carta de vinhos.

10. Vaso de Oro

Com garçons espanholíssimos e uniformizados, é uma lenda urbana. Os clientes se espremem no vão entre o balcão e a rua e devoram fartas porções de foie gras, batatas bravas excelentes e taquinhos de filé mignon. Para acompanhar, cerveja caseira tirada com maestria. É balcão e cotovelo.

Continua após a publicidade

11. Bar Mut

É famoso, badalado, caro e metido a besta. Mas serve ótimas tapas e está em todas as listas dos melhores de Barcelona.

12. Maitea

É o rei das tapas em estilo basco na cidade. Vive transbordando de gente e deve dobrar de tamanho nos próximos meses. É animado, baratíssimo e simpático. Faz reservas para as mesas do fundão.

Publicidade