O “drama” do casal que limpa privadas para dar a volta ao mundo

Esta semana, um post do blog How Far From Home virou assunto no Buzzfeed gringo, repercutiu na imprensa brasileira e foi compartilhado à exaustão nas redes sociais. Tanto O Globo quanto a Veja São Paulo deram a “notícia” com o mesmo tom do Buzzfeed: “Casal larga emprego estável para dar a volta ao mundo e acaba lavando banheiros”.

Provavelmente, os publicitários sul-africanos Stevo Dirnberger e Chanel Cartell leram essas “matérias” e terminaram gritando como Caetano Veloso: “Vocês não estão entendendo nada!”.

Os dois largaram empregos estáveis (estáveis?) em agências de publicidade de Johannesburgo, na África do Sul, e embarcaram numa viagem de volta ao mundo. No blog How Far From Home, e no Instagram homônimo, postam fotos inspiradíssimas e plaquinhas que dizem a quantos quilômetros estão de casa. No último post, eles falam do lado menos glamuroso de dar a volta ao mundo da maneira como eles ESCOLHERAM fazer: com pouca grana, completando o orçamento com trabalhos temporários e voluntariado. ESTÃO FELIZES DA VIDA, mas admitem que encarar um serviço braçal tem seu lado difícil. Entre essas tarefas estão limpar privadas e recolher cocô de vaca.

Tanto o tom Buzzfeed-Veja-Globo, como de quem compartilhou, era algo assim: “Tá vendo, quem mandou tentar ser feliz! Viu o que acontece com quem opta por uma vida criativa e desapegada? Eu estou aqui com a bunda no escritório 14 horas ao dia mas pelo menos não desci as escadas da pirâmide social para limpar privadas! Limpar privadaaaaas!” Além de revelar a absoluta falta de sensibilidade para entender o tom irônico com que Stevo Dirnberger e Chanel Cartell descrevem as suas “agruras”, os textos dizem muito sobre a mentalidade de certa facção da sociedade brasileira – sobre a qual falo num texto antigo que acabou viralizando e até hoje gera discussão (clique aqui caso ainda não tenha lido).

E para quem não se deu o trabalho de ler o post original, eis como ele termina:

“Hoje em dia, apesar de termos mais cabelos brancos do que quando começamos, mais sujeiras embaixo das unhas do que banhos longos, e snacks baratos com forma de nutrição, esse lifestyle maluco nos permite a liberdade de explorar as ricas florestas da Suécia, os intermináveis fiordes da Noruega, as ruelas de paralelepípedos da Itália e cidades cosmopolitas. Temos tempo para viajar nas nossas próprias ideias e alavancar os nossos experimentos criativos. Isso, para nós, é o paraíso. Claro, a lenha precisa ser cortada e o lixo precisa de recolhido, mas uma vez que o trabalho está feito, somos livres para explorar, divagar e dar asas aos nossos pensamentos. Trabalhamos de acordo com a nossa própria agenda, usando (a grande quantidade de) tempo livre para correr ao redor de lagos, garimpar criações inspiradoras e respirar o ar do Ártico. Nada como trocar propagandas com orçamentos milionários por limpar privadas para aprender sobre a humildade e a importância de viver cada dia como se fosse o último”.

Pense nisso.

Sendo feliz nos intervalos, na Grécia (foto reproduzida do blo How Far From Home)

Stevo sendo feliz nos intervalos, na Grécia (foto reproduzida do blo How Far From Home)

PS: Contrariando todos os prognósticos, fiquei aliviada ao ver os comentários no texto da Veja SP. Vale a pena ler.

Siga @drisetti no Instagram, no Twitter e no Snapchat

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s