Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Museus grátis aos domingos em Barcelona: como tirar o melhor proveito

Basta ser um pouco criativo e descobrir lugares menos famosos (e igualmente interessantes)

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 16h16 - Publicado em 7 nov 2013, 12h57
CCCB, uma alternativa cool ao lotadíssimo Museu PicassoCCCB, uma alternativa cool ao lotadíssimo Museu Picasso

Museu de graça pode ser uma espécie de injeção na testa. Minha última experiência, traumática, foi em Paris, onde os principais templos da cultura são grátis aos primeiros domingos do mês. Tentei entrar no Musée d’Orsay, mas fui dissuadida pela fila. Então caminhei até o belíssimo Musée Rodin, onde consegui entrar. Saldo do dia: 6 míseros euros economizados e, de troco, calor, irritação e surtos de ódio no meio da multidão.

Em Barcelona a regra não é tão preto no branco. O dia/horário gratuito varia conforme a instituição e nem todos os museus da cidade têm essa mamata (A Fundació Miró e as casas do Gaudí, por exemplo, não baixam a guarda). O grande blockbuster grátis todo primeiro domingo do mês (e, nos demais domingos, grátis das 15h às 20h) é o Museu Picasso. Então, é justamente lá que você não deve ir, a menos que economizar € 11 na entrada seja uma questão de vida ou morte (e que valha ver a obra de um dos artistas mais incríveis da história em condições bem longe das ideias).

Isso não quer dizer que você deva ficar de fora dessa boquinha. Basta ser um pouco criativo e descobrir lugares menos famosos (e igualmente interessantes). Algumas ideias:

MUHBA (Museu d’Historia de Barcelona)

É um dos meus favoritos na cidade. Por trás da fachada de um palácio do século 15, escondem-se 4 mil m2 de escavações que revelam os segredos da Barcelona do Império Romano, entre as quais você passeia sobre uma passarela high-tech.

Grátis nos primeiros domingos do mês e, nos demais domingos, grátis a partir das 15h.

Continua após a publicidade

Centre de Cultura Contemporànea de Barcelona (CCCB)

É uma das grandes referências da arte contemporânea da cidade e uma das veias culturais mais pulsantes de Barcelona (ótimo para ver gente interessante, diga-se). Além de exposições de arte em várias modalidades, abriga eventos variadíssimos de música, literatura etc.

Grátis aos domingos a partir das 15h.

Museu Marítim de Barcelona

Abriga réplicas e embarcações históricas originais e outras coisas relativas à navegação. Mesmo que o assunto não seja muito de seu interesse, vale pelo passeio: o edifício que abriga o museu é um primor da arquitetura gótica. E, afinal de contas, fica pertíssimo das Ramblas, onde você fatalmente vai acabar passando.

Continua após a publicidade

Grátis aos domingos a partir das 15h.

Museu de História da Catalunha, num dos cenários mais agradáveis da cidadeMuseu de História da Catalunha, num dos cenários mais agradáveis da cidade

Museu d’Historia de Catalunya

Antes de mais nada, ele fica num dos lugares mais agradáveis de Barcelona, o Port Vell. Como o nome sugere, o foco aqui é a riquíssima história da Catalunha.

Grátis nos primeiros domingos do mês.

Siga @drisetti no Twitter

Publicidade