Inverno na Espanha — Mais uma boa da Andaluzia: peça o drinque e jante de graça

Pague um e leve dois (ou mais): peça um drinque e ganhe tapas

A tradição vem do século 19, quando os garçons tinham o hábito de “tapar” as taças de Xerez utilizando um pires com uma pequena porção de comida (para não entrar pó e mosca, segundo dizem, e para forrar o estômago e evitar estragos maiores no comportamento dos cavelheiros).

Parece bom demais pra ser verdade, ainda mais nos dias de hoje, com a Espanha matando perros e gritos. Mas, acredite, os drinques ainda são servidos com uma tapita grátis em muitos lugares da Andaluzia, sendo que a capital do tapeo na faixa é Granada. A tradição é um deleite para os milhares de estudantes que vivem nesta cidade universitária e também para qualquer visitante bom de garfo, claro.

Não espere a alta cozinha dos pintxos do País Basco, claro. Mas as comidinhas dão para o gasto, ou bem mais que isso. A qualidade dos pratinhos-brinde varia de acordo com a sede do freguês. A primeira taça de vinho costuma render umas azeitoninhas ou outro petisco mais modesto. Já na segunda, pode pintar um sanduichinho ou uns boquerones. Daí pra frente, a coisa só melhora e é possível topar até mesmo com pratinhos de paella e jamón do bom (eis a tática de marketing para que você permaneça no mesmo bar ao invés de pular de galho em galho, como os espanhóis adoram fazer). Os melhores lugares para o tapeo são as calles Elvira e Río Darro, aos pés do Albayzín. Um bom termômetro é o de sempre: quanto mais abarrotado o balcão, melhor.

Siga este blog no Twitter: @drisetti

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s