Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Ilhas Togean, no Sulawesi: um lugar para conhecer antes de morrer

Um daqueles lugares mágicos cada vez mais difíceis de encontrar e, pasmem, baratíssimo!

Por Adriana Setti
Atualizado em 22 jan 2018, 20h26 - Publicado em 14 fev 2010, 09h34

Vista desde o meu bangalozinho

As ilhas Togean começaram a aparecer no mapa dos viajantes mais dispostos, e principalmente dos mergulhadores, nos anos 90. A fama de arquipélago de praias perfeitas cercadas de pontos de mergulho alucinantes até chegou a se espalhar no boca-a-boca. Mas os sangrentos conflitos entre muçulmanos e cristãos que explodiram em 2005 (e a conseqüente inclusão da região na lista de ressalvas dos governos dos países europeus, dos EUA e etc) fizeram com que o turismo nas Togean voltasse à estaca zero, ainda que Poso, o epicentro da confusão, esteja muito longe dali. Os locais chegaram a acreditar que os estrangeiros jamais voltariam.

Vista das ilhas vizinhas a partir da praia

Uma vez reconstituída a paz (pelo menos até segunda ordem), as ilhas estão voltando a ser um destino cobiçado por alguns aventureiros. Além de ser a mais bela do arquipélago, Kadidiri é a ilha que concentra a infraestrutura turística, espalhada por sua praia de areia branquíssima escoltada por pedras enormes que apontam ao céu.

A praia em frente ao resort Black Marlin

Continua após a publicidade

Por infra, entenda dois resorts de mergulho (Black Marlin e Kadidiri Paradise) com bangalôs ajeitadinhos e mais uma guest house estilo Robson Crusoe, com bangalôs simplérrimos de madeira e palha. A água doce é trazida do continente e coletada da chuva (e portanto limitada a certas horas, ou minutos) e a energia elétrica funciona do pôr do sol às 11 da noite. A comida, boa, está incluída no pacote da hospedagem. No resort Black Marlin, pagamos 12,50 euros por dia, por pessoa, com três refeições incluídas, no bangalô mais charmosinho, com varanda com rede, cama excelente com mosquiteiro e banheiro privado. (Simule diárias nos links do Black Marlin e do Kadidiri Paradise e veja o quão barato é ainda hoje!)

Cardume infinito de barracudas na ilha vizinha de Una Una

A relativa falta de conforto é compensada dezenas de vezes por um visual idílico, irretocável, onde o mar cristalino muda o tom de azul na medida em que atravessa jardins de corais. A curtas viagens de barco, mais de 30 pontos de mergulho dão um show de variedade. Some-se a isso uma atmosfera mágica e uma sensação de estar num daqueles lugares cada vez mais difíceis de encontrar, e definitivamente longe de tudo e de todos os problemas do mundo.

Fim de tarde espetacular

Publicidade