Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Garupa, a sua oportunidade de contribuir com o turismo sustentável de maneira direta e eficiente

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h41 - Publicado em 17 set 2013, 12h27

 

O mico-leão-dourado está precisando de uma forcinha: veja como ajudar na Garupa
O mico-leão-dourado está precisando de uma forcinha: veja como ajudar na Garupa

 

 

Reciclo meu lixo, recolho garrafas de plástico que encontro na praia, dispenso as bolsas de plástico do supermercado e não tenho carro. Dessa forma, me sinto 1% menos bunda mole diante dos problemas ecológicos do mundo enquanto divago sobre uma maneira mais efetiva de ser útil ao planeta. Às voltas com a minha impotência, ergo as mãos aos céus e agradeço às mentes iluminadas que não apenas tomam atitudes práticas para melhorar o mundo, mas facilitam a vida de quem quer fazê-lo e não sabe por onde começar. E é justamente por isso que a GARUPA vem a calhar. Quer ajudar? Então monta.

Continua após a publicidade

 

O projeto definido por seus criadores: “Garupa é uma organização sem fins lucrativos que acredita no turismo sustentável para a distribuição de renda e a preservação de riquezas naturais e culturais do Brasil. Nosso objetivo é conectar organizações e pequenos empreendedores que tenham projetos de turismo inspiradores a viajantes dispostos a divulgar e financiar o turismo sustentável. 

Para tornar esse objetivo real, fizemos uma parceria com a Juntos.com.vc, plataforma de crowdfunding focada em iniciativas de impacto social e que já arrecadou mais de 200 mil reais para mais de 20 projetos desde sua fundação, em 2012. 

O pessoal da Juntos começou trabalhando só com ONGs, depois expandiu para iniciativas de empreendedores individuais. Agora, a sinergia de objetivos e a afinidade dos times da Garupa e da Juntos fizeram nascer este canal exclusivamente focado em turismo sustentável.

 

Na prática, funciona assim: você conhece uma variedade de projetos de turismo sustentável através do site e pode contribuir com qualquer quantia para a implantação de um (ou vários) deles. Caso a iniciativa atinja a meta estipulada dentro de um prazo determinado (de 30 a 60 dias), esse dinheiro é efetivamente cobrado de você e dos outros doadores. Caso contrário, é possível resgatá-lo. O processo é fácil, rápido e transparente.

 

 

Um dos projetos que estão em pleno processo de arrecadação de fundos atualmente é uma iniciativa da Associação Mico-Leão-Dourado. A coisa já existe e já funciona. Mas precisa de uma força para seguir em frente e dar um upgrade na sua infraestrutura de turismo ecológico.

Veja o vídeo:

https://youtu.be/MUcNypXKQtw

Continua após a publicidade

 

 

Ah! E vale lembrar que não adianta só curtir… Para que o sistema funcione, é preciso colocar a mão no bolso.

Continua após a publicidade

 

Siga @drisetti no Twitter

 

 

Publicidade