Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Filipinas: qual a melhor época para ir?

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h44 - Publicado em 15 jan 2013, 08h48

Tempestade se aproxima da ilha de Dako, perto de Siargao (pasmem com os tons de azul)

Digo, repito, insisto e faço terrorismo a cada vez que dou dicas para quem está vindo para a Ásia: “pesquise sobre a época de chuvas (e tufões, e enchentes, e calor tórrido…) de cada país e leve isso muito a sério na hora de planejar a sua viagem”. Quem diria que eu mesma cairia numa pegadinha climática?

Meu erro? Confiar numa só fonte, o guia Lonely Planet, que costumo usar como ponto de partida para montar os meus roteiros. Segundo ele, a época de chuvas nas Filipinas acontece de junho a novembro, quando também são frequentes tufões, furacões e tormentas. Segundo a realidade, no entanto, a época de chuvas nas Filipinas acontece de junho a janeiro. Ou seja, vir em dezembro não foi exatamente o ideal. Fazendo um balanço climatológico, até que não foi mal. Dias inteiros de chuva só tivemos uns três ou quatro. Também pegamos um tufão light e uma tormenta tropical que obrigaram os portos filipinos a fecharem, cancelando centenas de barcos (e bagunçando nosso roteiro). Mas nada representou um risco sério. Menos mal.

De qualquer forma, caso você esteja pensando em vir para as Filipinas, Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço, ok? Melhor vir entre fevereiro e junho (na primeira, estive aqui entre fevereiro e março e não vi uma nuvem sequer).

Continua após a publicidade

 

Siga @drisetti no Twitter

Publicidade