Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Festa de la Mercè: começa hoje o carnaval de Barcelona

Um desfile de tradições catalãs e uma programação musical intensa invadem as ruas da cidade até o dia 25

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 14h53 - Publicado em 22 set 2017, 12h27
O salve-se quem puder dos Correfocs (Pixabay/Reprodução)
Castellers: uma das tradições mais bonitas (e impressionantes) da “catalanidade” (Turismo da Catalunha/Divulgação)

Como vocês devem estar acompanhando pelos noticiários, Barcelona é o epicentro de uma verdadeira revolução neste exato momento. Aos desavisados, resumo em uma linha: a Catalunha está em vias de romper totalmente com o governo central espanhol e decretar a sua independência, a partir de um polêmico plebiscito marcado para o dia 1 de outubro. São tempos turbulentos para fazer turismo na capital catalã, já que as manifestações estão paralizando a cidade. Mas, ao mesmo tempo, é um período muito interessante para testemunhar – que tanto pode marcar a história desta nação como cair totalmente no esquecimento, dependendo do desfecho. No meio de toda essa confusão, começa hoje a bombástica Festa de la Mercè, uma espécie de carnaval de Barcelona. E se estar aqui nas comemorações do dia da padroeira (oficialmente 24 de setembro) já é uma experiência e tanto, pós atentado e em pleno frenesi independentista, a balada promete arrastar milhões para as ruas e ser mais emotiva e simbólica do que nunca.

Castellers na frente do Arc de Triunf (Turismo da Catalunha/Divulgação)

É que a festa tem tudo a ver com o a “catalanidade”. Entre hoje e dia 25, a cidade se transformará em uma grande vitrine nas tradições catalãs. Multidões formarão enormes rodas de sardana (uma dancinha fofa raramente praticada por quem tem menos de 95 anos). Impressionantes castelos humanos (castellers) levarão as massas ao delírio na Plaça Sant Jaume. Trupes de gegants (a versão local dos bonecos de Olinda) desfilarão pelas ruas. E os temidos e amados dragões e bésties de focs protagonizarão a loucura do Correfoc, um caótico desfile de “diabos” em meio a uma “guerra” de fogos de artifício. Clique aqui para ver o programa completo.

 

No vídeo abaixo, a loucura louca dos Correfocs:

Continua após a publicidade

 

 

E aqui, toda animação da “contagiante” sardana:

 

Continua após a publicidade

Tradições à parte, a parte mais hedonista da festa é a sua maratona de shows, que acontecem em palcos pulverizados por toda a parte central da cidade (e isso não é modo de dizer), transformando as ruas em um festival eclético e grandioso. A vertente musical da Mercè se divide em duas frentes: Música Mercè, com artistas locais de vários estilos, e o esperado BAM (Barcelona Acció Musical), focado na música indie internacional, que tem a Islândia como país homenageado em 2017, além de uma forte presença de Portugal.

 

E o que mais? Tem programação infantil, teatro, queima de fogos, workshops, debates, exposições, circo, batucada, feirinhas gastronômicas… Basta dizer que o libreto da programação tem 120 páginas. A festança tem apenas uma baixa significativa este ano. A deliciosa Mostra de Vinho e Cava deixou a Mercé e foi transferida para o final de outubro.

 

Se estiver na cidade, divirta-se! Se não, programe-se para o ano que vem.

Publicidade