Empilhar pedras: arte, meditação, passatempo ou interferência na natureza?

Documentário chama a atenção para as sutilezas da intervenção humana na natureza

Esses montinhos de pedra que desafiam a gravidade em trilhas e praias sempre me intrigaram. Quem para a vida para fazer isso? Por que?

Os mais pretenciosos acham que estão fazendo land art, enquanto há quem acredite que a prática de rock balancing ajuda a meditar. Para muitos outros, é apenas uma modinha para aparecer no Instagram e no Pinterest

Até ver o minidocumentário Stone, de Txell Sabartés e Lalo García, nunca havia enxergado essas “esculturas” do ponto de vista ambiental. Mas, o que para você é uma simples pedra, pode ser a casinha de um besouro, de uma larva ou outro bichinho insignificante para o ser humano. Além do mais, é uma forma de interferência na paisagem natural (que geralmente não precisa de retoques).

Veja também

No meio de tantos problemas ambientais, é ÓBVIO que a questão do empilhamento de pedras esta longe de ser uma prioridade – Greta Thunberg, o que você acha disso? Mas, em plena Semana do Clima, esse filme de menos de 3 minutos, gravado em Menorca, me fez atentar para o fato de que cada pequeno gesto impensado pode ter consequências no nosso entorno. Fora isso, Stone é de uma tal delicadeza e tem imagens tão lindas que vale a pena ver e rever.

 

Procure acomodação em Menorca

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s