Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas

Como chegar em Macarella, a praia mais famosa de Menorca

De carro, a pé, navegando ou de busão? Descubra como chegar a este paraíso nas Ilhas Baleares, na Espanha

Por Adriana Setti Atualizado em 12 Maio 2020, 14h02 - Publicado em 26 jun 2019, 07h49

Estirar o corpão na praia da Macarella e em sua irmã menor, a Macarelleta, é a obsessão número um de quem vem a Menorca, nas Ilhas Baleares (Espanha). Escoltadas por penhascos de pedra calcária cobertos com uma fina camada de bosque, essas duas enseadas formam uma colossal piscina natural de água turquesa-neón. Entre os barcos que parecem voar (dá pra ver a sombra delineada na areia) e as formações rochosas que lembram um merengue gigante, o visual chega a dar vertigem. Nunca vou me acostumar. Uma vez lá, sempre questiono se aquilo é mesmo parte do mundo real.

A piscina natural de água azul-néon que vai fazer você se sentir fora da realidade (e nada como um drone para dar uma ideia global do que é este lugar) Bruno Barata/Arquivo pessoal
Toda a intensidade da Macarella #juroquesemfiltro Adriana Setti/Arquivo pessoal

Como chegar à praia da Macarella de carro

Chegar à Macarella de carro ficou progressivamente mais difícil nos últimos anos. Até 2017, havia dois estacionamentos, um público (grátis) e outro privado (pago). A partir desse ano, o segundo foi fechado, limitando e dificultando o acesso, uma vez que o primeiro fica bem mais distante da praia. Já em 2018, veio o golpe de misericórdia para quem frequenta a ilha no verão: chegar lá de carro foi proibido do começo de junho até o fim de setembro.

Como chegar à praia da Macarella de ônibus

Desde 2018, esta é a única forma de chegar por terra motorizado à Macarella no verão. O esquema é simples: você compra o bilhete on-line com hora marcada para ir e voltar e pode escolher alguns pontos de partida/chegada nos arredores de Ciutadella. O busão tem ar condicionado e espaço para deixar guarda-sol e afins. As partidas acontecem a cada 20 minutos entre 8h e 23h (aprox.) nos dois sentidos e o preço é €8,20 ida e volta.

Vale lembrar, no entanto, que o transporte não deixa você com o pé na areia. A partir do ponto, ainda é preciso caminhar uns 30 minutos ladeira abaixo para chegar à Macarella (e ladeira acima para voltar, obviamente). Para ir à Macarelleta, que é a crème de la crème, ainda é preciso vencer mais um morrinho acidentado por uns 20 minutos. Ou seja, ir com criança pequena ou pessoas com dificuldade de locomoção é um senhor perrengue. Recomendo ir de tênis ao invés de chinelos.

A instalação do ônibus foi uma medida bem polêmica – eu mesma reclamei muito no começo. Afinal de contas, o acesso grátis à praia ficou limitado a quem tem muita disposição para caminhar ou pedalar (leia a seguir). Por outro lado, foi uma forma muito eficiente de controlar o fluxo de pessoas, o que melhorou muito a experiência de quem está lá. A possibilidade de comprar o bilhete facilmente por internet também é uma maneira extremamente cômoda de garantir uma vaguinha naquela areia com hora marcada, o que era impossível na época dos estacionamentos (o acesso era fechado quando eles lotavam, o que costumava acontecer às 7 da manhã na alta temporada, veja que loucura!).

Continua após a publicidade
Macarelleta vazia: isso você só vê de outubro a maio Adriana Setti/Arquivo pessoal
  • Linha de chegada para quem vem caminhando da Cala Turqueta Adriana Setti/Arquivo pessoal

    Como chegar à praia da Macarella a pé

    O Camí dels Cavalls (“caminho dos cavalos”) é a trilha que dá a volta na ilha, passando por visuais incríveis e, em grande parte, na sombrinha de um bosque. Para chegar à Macarella, você tanto pode caminhar a partir da Cala Turqueta (onde conseguir uma vaga no estacionamento é outro perrengue) ou da Cala Galdana, que é urbanizada e não tem limite de acesso. Dali, são mais de 3 quilômetros com algumas subidas bem fortes, mas as vistas pelo caminho compensam qualquer esforço. Calcule 1h30 por trecho.

    Esta foto foi feita com um drone. Mas, para quem vem caminhando da Cala Galdana, o visual da trilha é bem parecido. Vale ou mão? Bruno Barata/Arquivo pessoal

    Como chegar à Macarella de bike

    Não é para qualquer um, meu amigo. Outro dia vi um casal obviamente inexperiente tentando executar essa tarefa e fiquei com dó. Para chegar lá, é preciso ir pela estrada, basicamente seguindo o percurso do ônibus. São apenas 15 quilômetros a partir de Ciutadella, mas o trecho final é como uma montanha-russa, com altas subidas e descidas e pouca sombra. Se for encarar esse desafio, leve muita água e vá em horários de calor ameno. Ou então descole uma bike elétrica. Nenhum veículo motorizado é permitido (ou seja, não rola moto).

    Sente o degradê Bruno Barata/Arquivo pessoal

    Como chegar à Macarella de barco

    Nenhum barco motorizado pode passar além das boias. Para quem vai por mar, o acesso à areia tem que ser feito com bote, caiaque, SUP ou nadando (super tranquilo). Os barcos turísticos grandes apenas passam pela praia por alguns segundos e não é possível desembarcar. É o tempo de você invejar quem está lá e seguir reto.

    Trilha de uns 30 min no meio do bosque para ir da parada de ônibus até a Macarella Bruno Barata/Arquivo pessoal
    E mais um morrinho acidentado para chegar à Macarelleta Adriana Setti/Arquivo pessoal

    Procure acomodação em Menorca

    Leia tudo sobre Menorca

    Continua após a publicidade
    Publicidade