Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Coisas que você PRECISA comer quando vier ao Mediterrâneo

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h51 - Publicado em 20 Maio 2011, 16h28

Bem-vindo ao maravilhoso mundo dos tomates

Manga, abacaxi e maracujá são melhores no Brasil do que na Espanha. Óbvio, as frutas tropicais são felizes em nossas terras úmidas e quentes e, dessa forma, crescem mais vistosas e gostosas. Uma manga jamais dará o melhor de si se for plantada na Península Ibérica. E tampouco se for colhida verde, passar dias em um container e desembarcar, tristonha, em um porto Europeu. Da mesma forma, algumas coisas são mil vezes mais suculentas e saborosas aqui do que no Brasil. Ei-las:

Pimentão

Eu sei, você O-D-E-I-A pimentão. Cai mal, “volta”, desce quadrado. Mas dê uma chance aos daqui. Eles são muito mais leves, doces, saborosos e “digeríveis”. Não é à toa que os espanhóis, franceses e italianos colocam pimentão em absolutamente tudo, de saladas a paellas.

Continua após a publicidade

Abobrinha

Aquela coisa verde pálida, mole e aguada do Brasil – o terror da minha infância – adquire um status de iguaria por aqui. É mais firme, mais verde e mais esguia. Dá pra comer até crua!

Azeitonas do mediterrâneo: para comer de joelhos

Continua após a publicidade

Azeitonas

Se um dia me dissessem que tenho que escolher uma única coisa com a qual me alimentar para o resto da vida, as azeitonas espanholas certamente estariam no páreo. Recheadas, puras, de mil variedades, elas são uma das melhores coisas daqui. Uma dica: as verdes são sempre melhores que as pretas na Espanha. Já na Grécia, as pretas dão um show (principalmente as de Kalamata, oh céus!). O delírio se estende aos azeites, que hoje em dia constituem boa parte de minha felicidade gastronômica.

Tomates

Suculentos, vermelhos, crocantes, saborosos, em vários tamanhos e formas. Um novo mundo dos tomates abriu-se quando vim morar aqui. E eles são igualmente belos e geniais no sul da França e na Itália. Para comer puro, com sal e azeite. É de chorar.

Alcachofras temperadas daqui: outros quinhentos

Alcachofras

Outro trauma de infância que se transformou em paixão. Deus livre a humanidade daquelas alcachofras brasileiras, espinhudas e pastosas. Por aqui, dá pra comer até as folhas, ao forno, grelhadas, no vapor…

Melão

Eu demorei a entender o melão. Pudera, no Brasil eles são ácidos e não têm gosto de nada. Já aqui… são tão doces, mas tão doces, mas tão doces que chegam a substituir um chocolate. Sem exagero.

Continua após a publicidade

Viva a época das cerejas!

Cerejas

A época das cerejas (agora! viva!) é uma festa. Por um ou dois euros compra-se um pacotão, para comer como pipoca. São doces, firmes, brilhantes e coloridas. Um luxo.

Continua após a publicidade

Figos

Outra fruta que me dava arrepio no Brasil. Mas aqui os figos são o que há. E ficam uma delícia tanto puros, quanto com queijo de cabra, mel, ao forno… Um novo mundo que se abre.

Siga @drisetti no Twitter

Publicidade