Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Cape Town: modo de usar

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h40 - Publicado em 20 fev 2014, 23h09
Vale a pena alugar carro? Qual a melhor região para ficar hospedado? Quando ir? É perigoso?
A seguir, a solução para essas e outras questões existenciais que você precisa resolver antes de embarcar para a cidade mais incrível da África.
Qual a melhor região da cidade para ficar hospedado?
Na minha modesta opinião, o melhor é ficar fora do chamado City Bowl, o centrão da cidade, espremido entre a Table Mountain e o porto. O lugar até tem seu charme. Mas é barulhento e concentra todos os de uma cidade grande do terceiro mundão. Você certamente se sentirá mais confortável e relaxado nas em bairros como Waterkant, Green Point, Sea Point, Clifton e Camps Bay (esses últimos dois, se estiver podendo). Todos eles ficam à beira mar, ou quase isso.
Hotel ou apê?
Se você não faz questão de café da manhã de hotel e arrumação todo santo dia, alugar um apê em Cape Town é uma ótima jogada em termos de custo/benefício. Em pleno verão (alta estação), paguei US$ 50 por dia no meu belo apezinho em Waterkant, a um pulo do centro, da famosa Long Street, da descoladíssima Bree Street e do Waterfront, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Ele tinha uma sala grande com cozinha, um quarto, um bom banheiro e equipamentos básicos como TV a cabo, wi-fi e garagem. Esse achado saiu do AirBnb, mas pertence a uma empresa que administra vários imóveis na cidade (o site deles é zez.co.za). Achei os caras organizados, confiáveis e amáveis no trato.
Vale a pena alugar carro?
Vale demais. Isso porque o melhor de Cape Town está fora do centro, em passeios de bate e volta que marcarão a sua vida: praias maravilhosas, colônias de focas e pinguins, vistas panorâmicas etc. Você ainda pode usar o carro para ir até as Winelands e a Garden Route. Além disso, os preços de aluguel de carro na África do Sul são ultra acessíveis (com US$ 20 ao dia você descola um basiquinho) e o trânsito flui.
Dá pra se virar sem carro?
Os ônibus MyCiti passam pelos principais pontos turísticos e quebram um bom galho. Os táxis também são baratíssimos. Ainda assim, para ver os arredores (o filé), você vai precisar se enfiar em passeios turísticos, o que acaba saindo mais caro (e é bem mais chato, não?).
Quanto dias devo ficar?
Quatro ou cinco dias cheios são suficientes para dar uma volta pelo centro, conhecer o lindo jardim botânico, subir de bndinho até a Table Mountain, ir ao o Cabo da Boa Esperança, visitar a antiga prisão de Robben Island (onde Mandela passou anos a fio) e dar um pulo na praia. Mas, podendo fique mais. Fique muito mais. Passei 11 gloriosos dias na cidade e fui embora quase chorando — eu volto!
É perigoso?
Estatisticamente, Cape Town é mais violenta do que Joanesburgo e, para termos de comparação, bastante mais perigosa do que São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, é o tal negócio: tudo depende de por onde você se move. O perigo, como sempre, está nas regiões mais pobres e afastadas das zonas turísticas. Eu, pessoalmente, não senti medo ou ameaça nenhuma. Mas, claro, circulei só pela parte nobre da cidade, que é o 99% dos turistas fazem. Apesar da ótima localização do meu apê, preferi sair de carro ou de táxi à noite e, definitivamente, não me meti em nenhuma bocada.